Especialista alerta que rinite alérgica e sinusite merecem atenção especial com a mudança de estação e baixa umidade do ar

O outono teve início no dia 20 março e com a chegada da nova estação ocorrem oscilações de temperaturas e baixa umidade relativa do ar. Este ar mais seco e baixas temperaturas aumentam o risco de doenças respiratórias nesta época do ano.

As alterações climáticas desta estação nos predispõem a diversas doenças respiratórias como resfriado, gripe, crise de asma, bronquite, sinusite e pneumonia.

Aquelas pessoas que sofrem com problemas de rinite e sinusite sofrem mais com a baixa umidade do ar. O médico especialista em Otorrinolaringologia, Jayson Peixoto Machado, falou sobre o assunto ao Portal GRNEWS, ressaltando que o paciente alérgico tem o nariz hipersensível:

Jayson Peixoto Machado
peixoto01

O paciente portador de rinite alérgica, vai sentir toda mudança climática. Se não tratada de forma correta, a mucosa do nariz pode ficar bastante entupida e impossibilitar de sentir cheiro, como explica o otorrinolaringologista:

Jayson Peixoto Machado
peixoto02

Muitas pessoas deixam de tratar a rinite alérgica de forma adequada, o que pode piorar o quadro e atrapalhar a qualidade de vida. O médico explica que os corticoides são os medicamentos mais utilizados para o tratamento de uma rinite alérgica, associado com o soro fisiológico. Em casos raros pode ser indicado também a vacina e até mesmo a cirurgia de desvio de septo.

Jayson Peixoto Machado
peixoto03

Há muita confusão quando se fala de rinite e sinusite. Jayson Peixoto Machado explica que são doenças diferentes e que os sintomas também são distintos:

Jayson Peixoto Machado
peixoto04

O que pode acontecer é que um quadro de sinusite pode ser consequência do início de uma rinite que evoluiu, entretanto, o mais comum é um resfriado evoluir para o caso de sinusite.

Portanto, ao perceber que algo não está dentro da normalidade, o mais indicado é procurar um especialista para um tratamento preciso e adequado.

O médico Jayson Peixoto Machado, especialista em Otorrinolaringologia, atende na Clinica Otorrino Peixoto – Excelência em Otorrinolaringologia, localizada na Rua Coronel Domingos, 201, salas 203 e 205, Centro, em Pará de Minas. Contatos pelo (37) 3236-9671 ou (37) 99979-9794.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!