Pará de Minas avança para Onda Verde do Plano Minas Consciente

A progressão de Pará de Minas da onda amarela para a onda verde do plano Minas Consciente foi anunciada no fim da tarde desta quarta-feira, 21 de outubro, pelo governo de Minas Gerais com a progressão da macrorregião de Saúde Oeste, a qual Pará de Minas está inserida. Ressaltando que o município já esteve na onda verde, mas regrediu para a amarela. Apesar disso a gestão municipal manteve todos os serviços abertos como se a cidade estivesse na onda verde do plano estadual ao qual Pará de Minas aderiu, mas nem sempre seguiu as normas definidas.

De acordo com o governo de MG a taxa que mede a incidência do coronavírus em Minas Gerais caiu 32% nos últimos 14 dias, conforme dados levantados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). A informação foi divulgada nesta quarta-feira (21) durante reunião do Comitê Extraordinário Covid-19, grupo de trabalho e enfrentamento à pandemia.

Imprensa MG

Diante da melhora, e considerando indicadores como taxa de ocupação de leitos e casos por número de habitantes, o grupo autorizou o avanço das macrorregiões de Saúde OesteSul Leste para a onda verde do Minas Consciente. Poderão ser reabertos estabelecimentos como parques naturais, de diversão, cinemas, teatros e bares com música com ao vivo, desde que sejam seguidas as regras de higiene, distanciamento e lotação máxima.

Cautela
Já as regiões Triângulo do Norte e Triângulo do Sul apresentaram piora nos indicadores e, para evitar a sobrecarga do sistema de Saúde, o Comitê optou pela regressão para a onda amarela.

O secretário de Saúde, o médico Carlos Eduardo Amaral, ressaltou que, apesar de a maioria do território estadual estar em uma condição melhor em relação ao vírus, ainda é preciso ter cuidado para que a doença não volte a ganhar força.

“Com uma flexibilização maior da sociedade, com as pessoas podendo sair para trabalhar e conviver mais próximas, é fundamental que se mantenha o distanciamento e a higienização e que se utilize a máscara. É isso que vai garantir que nós, a cada dia, venhamos a progredir para a onda verde e retornar com segurança ao novo normal”, disse.

Adesão
Até esta quarta-feira, 656 cidades mineiras aderiram ao plano Minas Consciente, o que representa 76% dos municípios. O impacto chega a 13,4 milhões de pessoas.

Onda verde
As macrorregiões OesteSul e Leste apresentaram um quadro controlado da doença após passar 28 dias na onda amarela*, permitindo o avanço para a onda verde, que possibilita a abertura de serviços não essenciais com alto risco de contágio. SudesteNoroesteCentroNorteJequitinhonha e Centro-Sul já estavam na fase mais avançada do plano. Por apresentarem índices controlados, foram mantidas nesta etapa. Veja abaixo as atividades permitidas:

– Cinemas, bibliotecas, museus, arquivos;
– Parques, zoológicos e jardins;
– Atividades artísticas, como produção teatral, musical e de dança e circo;
– Feiras, congressos, exposições, filmagens de festas, casas de festas, bufê;
– Parques de diversão, discotecas, boliches, sinuca;
– Bares com entretenimento (shows e espetáculos);
– Serviços de colocação de piercings e tatuagens.

*Para avançar para a onda verde, as cidades precisam estar há 28 dias consecutivos na onda amarela, sem sofrer retrocessos durante esse período.

Onda Amarela
As macrorregiões de Saúde Triângulo do Norte e Triângulo do Sul tiveram piora nos índices e por isso regrediram para a onda amarela, se unindo às macrorregiões Leste do SulVale do Aço e Nordeste. Nesta fase, são permitidos:

– Bares (consumo no local);
– Autoescolas e cursos de pilotagem;
– Salões de beleza e atividades de estética;
– Comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo;
– Papelarias, lojas de livros, discos e revistas;
– Lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem;
– Comércio de itens de cama, mesa e banho;
– Lojas de móveis e lustres;
– Imobiliárias;
– Lojas de departamento e duty free;
– Lojas de brinquedos;
– Academias (com restrições);
– Agências de viagem;
– Clubes.

Onda Vermelha
Atualmente, nenhuma macrorregião de Saúde se encontra na onda vermelha do Minas Consciente, quando só são autorizados serviços essenciais, como supermercados e farmácias. Com Agência Minas

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!