Mortandade de peixes interrompe captação de água no Paciência, mas não compromete abastecimento

morte_peixes_paciencia211016b
Nesta sexta-feira (21) funcionários da Concessionária Águas de Pará de Minas realizaram uma visita de rotina à captação de água do Ribeirão Paciência, no bairro Dom Bosco.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Os técnicos foram surpreendidos pela grande mortandade de peixes no manancial. Por isso eles colheram algumas amostras da água e fizeram análises químicas em laboratório para investigar a anormalidade.

morte_peixes_paciencia211016c
Foi constatado um baixo volume de oxigênio na água, o que provocou a morte de um cardume. Outras amostras foram encaminhadas para uma investigação mais detalhada visando detectar alguma contaminação específica.

Por esse motivo a captação do Ribeirão Paciência foi desativada e o município passou a ser abastecido pela água do córrego dos Paivas e do rio Paraopeba. Somente os mananciais urbanos estavam sendo usados para abastecer Pará de Minas, após as últimas chuvas.

morte_peixes_paciencia211016a
De acordo com Thiago Santana, gerente de Operações da Concessionária Águas de Pará de Minas, a Polícia Militar de Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agronegócio e Desenvolvimento Rural foram comunicados do fato.

Ele explica que o impacto ambiental foi muito grande e pode ter sido provocado pelo lançamento de algum contaminante e por isso o sistema foi fechado para evitar qualquer risco à saúde da população:

thiago_santana211016
Thiago Santana
mortandadepeixethiagosantana1

O gerente informou que as equipes da concessionária visitam as captações várias vezes durante o dia para fazer o devido acompanhamento. Caso alguém saiba de alguma irregularidade as denúncias devem ser feitas a Polícia Militar e aos órgãos ambientais:

Thiago Santana
mortandadepeixethiagosantana2

morte_peixes_paciencia211016
Atualmente o abastecimento de água em Pará de Minas continua sendo realizado normalmente. Porém, vale lembrar a importância de utilizar a água de forma racional e evitar qualquer tipo de desperdício.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!