Mortandade de peixes interrompe captação de água no Paciência, mas não compromete abastecimento
Nesta sexta-feira (21) funcionários da Concessionária Águas de Pará de Minas realizaram uma visita de rotina à captação de água do Ribeirão Paciência, no bairro Dom Bosco.
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
Os técnicos foram surpreendidos pela grande mortandade de peixes no manancial. Por isso eles colheram algumas amostras da água e fizeram análises químicas em laboratório para investigar a anormalidade.
Foi constatado um baixo volume de oxigênio na água, o que provocou a morte de um cardume. Outras amostras foram encaminhadas para uma investigação mais detalhada visando detectar alguma contaminação específica.
Por esse motivo a captação do Ribeirão Paciência foi desativada e o município passou a ser abastecido pela água do córrego dos Paivas e do rio Paraopeba. Somente os mananciais urbanos estavam sendo usados para abastecer Pará de Minas, após as últimas chuvas.
De acordo com Thiago Santana, gerente de Operações da Concessionária Águas de Pará de Minas, a Polícia Militar de Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agronegócio e Desenvolvimento Rural foram comunicados do fato.
Ele explica que o impacto ambiental foi muito grande e pode ter sido provocado pelo lançamento de algum contaminante e por isso o sistema foi fechado para evitar qualquer risco à saúde da população:
Thiago Santana
mortandadepeixethiagosantana1
O gerente informou que as equipes da concessionária visitam as captações várias vezes durante o dia para fazer o devido acompanhamento. Caso alguém saiba de alguma irregularidade as denúncias devem ser feitas a Polícia Militar e aos órgãos ambientais:
Thiago Santana
mortandadepeixethiagosantana2
Atualmente o abastecimento de água em Pará de Minas continua sendo realizado normalmente. Porém, vale lembrar a importância de utilizar a água de forma racional e evitar qualquer tipo de desperdício.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.