Aulas online revela dificuldade dos pais em ensinar e alunos querem retornar às salas de aula

Desde maio os alunos da rede estadual de ensino utilizam o Plano de Estudo Tutorado (PET) e as aulas online como forma de continuar o ano letivo de 2020 mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus. Todos os dias eles tem horário certo para entrar ao vivo com o professor e aprender, mesmo que pela internet. Ali eles tiram dúvidas, resolvem as questões tanto do PET quanto dos livros didáticos e as semanas tem passado com incertezas.

Pois ainda não se sabe quando as aulas presenciais retornam. Em julho o governador Romeu Zema (Novo) sinalizou que poderiam voltar no segundo semestre mas não garantiu quando.

No mesmo mês a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) mostrou através de estudos que o retorno às aulas pode colocar em risco a vida de um milhão de pessoas em Minas Gerais. É que as crianças poderiam levar o novo coronavírus pra casa e assim infectar idosos ou adultos com comorbidades.

E este momento faz todos terem ainda mais certeza que voltar às escolas não será assim tão fácil. Tem mãe, por exemplo, que só deixará o filho ir para as aulas depois de tomar a vacina.

Enquanto isso continuam os estudos pela internet e os pais tem se desdobrado para dar atenção especial aos filhos. O problema é que a maioria trabalha e a dificuldade aumenta a cada semana.

O Portal GRNEWS ouviu alguns pais e estudantes sobre as aulas online. Lúcia Helena dos Santos é mãe do João Vitor Santos que tem nove anos e está no quarto ano do ensino fundamental. Ele está adorando as aulas online, já a mãe não vê a hora dele voltar pra escola. É que no ambiente escolar ele consegue ser mais cobrado e aprende mais, segundo a mãe:

Lúcia Helena dos Santos
luciahaulasonline1


Para ajudar o filho, a mãe tem até que pesquisar, pois não consegue lembrar de tudo que aprendeu anos atrás:

Lúcia Helena dos Santos
luciahaulasonline2

Se está difícil para os pais, imagina para os estudantes que em breve entram no ensino médio. Caso da Ester Souza Ribeiro que está no sétimo ano e prefere estar na sala para tirar todas as dúvidas presencialmente com o professor:


Ester Souza Ribeiro
esteraulasonline1

Alunos da rede estadual de ensino também contam com aulas transmitidas diariamente pela Rede Minas e TV Assembleia. O Se Liga na Educação é exibido de 7h30 às 12h30 de segunda a sexta-feira. Os estudantes podem inclusive tirar dúvidas enviando as perguntas para o WhatsApp (31) 9 8295-2794 ou ligar para o número (31) 3254-3009.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!