192 Fácil: SAMU pode ser acionado também por aplicativo de celular

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste) criou mais um canal para que a população possa acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Agora, além de discar 192, a população tem acesso ao aplicativo “192 Fácil”, que pode ser baixado na App Store ou no Google Play, tornando o acionamento mais rápido e prático.

Para ter acesso ao aplicativo, o usuário terá que baixa-lo e cadastrar nome, data de nascimento, telefones e locais favoritos, como casa e trabalho. Com isso, caso precise ou outra pessoa que esteja próximo necessite de socorro, basta acionar o aplicativo e ligar por ele para o 192 que todas as informações cadastradas já serão carregadas na tela da central de regulação que realiza o atendimento. É possível também enviar a localização via GPS para o atendente, além de discriminar o motivo da ligação. Isso vai facilitar para as equipes chegarem ainda mais rápido ao local onde alguém precisa de atendimento.

O aplicativo está integrado com as centrais de regulação que atendem mais de 600 municípios mineiros, incluindo os consórcios regionais do estado, onde o sistema de regulação médica e comunicação entre a central e as ambulâncias é feita via vSkySamu. Com isso ao ligar pelo aplicativo para o 192, a ferramenta já direciona a ligação para a central da região onde o usuário está e caso o app seja usado em regiões que não usam o sistema de regulação vSkySamu, a ligação é direcionada para a central geral do 192.

Para ao secretário executivo do CIS-URG Oeste, José Márcio Zanardi, “facilitando a identificação e localização do solicitante, ganharemos mais agilidade no atendimento. O tempo de resposta é fundamental para um atendimento de emergência e pode fazer a diferença entre a vida e morte do cidadão”.

O aplicativo é gratuito e já está disponível para celulares com sistemas Android e iOS.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!