Palhaço Pururuca destaca importância do circo para a arte brasileira
O circo chegou ao Brasil por volta de 1830 e desde então é uma das mais importantes manifestações culturais do país. No circo é possível se emocionar, rir sem parar, conhecer uma arte tão rica e ao mesmo tempo tão simples, mas que pode mudar a forma de ver aquele dia.
E se pensa em circo, logo vem à cabeça a imagem dos palhaços, que com brincadeiras cotidianas, fazem todos darem gargalhadas.
Pará de Minas também é referência para o circo no Brasil. É da cidade o primeiro palhaço negro do país. Benjamim de Oliveira fugiu com um circo que passou pelo município e fez história.
Outra referência para a arte circense é o palhaço Pururuca, que há 45 anos arranca sorrisos de crianças e adultos. Ele é o personagem de Rogério Faria que participou do Papo com Geraldo Rodrigues – PGR – programa exibido de segunda a sexta-feira, de 13 às 15 horas no canal grnewsnoticias no Youtube.
Mesmo após mais de quatro décadas, tem quem ainda o chame só de palhaço:
Rogério Faria – Palhaço Pururuca
rogeriofcirco1
Durante a participação no PGR, Rogério Faria também falou sobre as dificuldades do trabalho. Às vezes é difícil fazer sorrir quem está sofrendo:
Rogério Faria – Palhaço Pururuca
rogeriofcirco2
A vida no circo não é fácil. Os trabalhadores passam dias em cada cidade e quando começam a se acostumar, viajam novamente. Os custos também são altos, como lembra Rogério Faria:
Rogério Faria – Palhaço Pururuca
rogeriofcirco3
O dia do Circo é comemorado no Brasil no dia 27 de março. A data é uma homenagem a Abelardo Pinto, o palhaço Piolin, nascido em 27 de março de 1897.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.