Visando implantação do SAMU, paraminenses reivindicam aumento dos leitos da UTI no HNSC
O assunto foi tratado durante encontro na Gerência Regional de Saúde (GRS), em Divinópolis, com participação de diretores do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), do prefeito eleito Elias Diniz, e alguns vereadores paraminenses.
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
A comitiva reivindicou recursos da rede resposta do único hospital de Pará de Minas. Os repasses estavam atrasados há dois meses e isso vem comprometendo a prestação de serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Outro pedido foi a reclassificação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HNSC de nível 1 para nível 2. Com essa alteração a instituição de saúde ganhará novos leitos de terapia intensiva e terá condições de dar assistência um maior número de pacientes.
As informações são do vereador Flávio Medina Neto, membro da Comissão de Educação, Cultura e Saúde da Câmara Municipal de Pará de Minas. Ele explica que a UTI Neonatal poderá ser alterada para UTI adulto e com isso serão disponibilizadas futuramente mais três vagas:
Flávio Medina Neto
flavmed_uti1
Outra informação importante é que a reclassificação da UTI do HNSC faz parte do projeto de instalação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em Pará de Minas. A expectativa é de que o processo seja agilizado junto a Secretaria de Estado de Saúde, em Belo Horizonte:
Flávio Medina Neto
flavmed_uti2
A estrutura física do SAMU de Pará de Minas está pronta e poderá entrar em operação em breve. Falta confirmação da data. A base fica no complexo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas) e do Pronto Atendimento Municipal José Porfírio de Oliveira Filho (PA), no bairro Senador Valadares.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.