Desfile cívico na Benedito Valadares celebra os 160 anos de Pará de Minas. Veja imagens

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

Em 1715 o local era conhecido como Patafufo e em 1858 se tornou Vila do Pará. Pará que na língua Tupi significa “o mar, águas todas colhe, o colecionador de águas”, em referência ao rio volumoso que existia na região Centro-Oeste do estado. Logo em seguida, em 1877 virou Cidade do Pará por exercer funções em âmbito religioso, politico e militar.

Foi em 1921 que a cidade passou a se chamar Pará de Minas e desde então é destaque em todo o país em vários setores. Nesta sexta-feira 20 de setembro, o município completou 160 anos.

Logo de manhã foi celebrada uma missa no Santuário Nossa Senhora da Piedade. Em seguida, autoridades e a população se encontraram na Praça Melo Viana, Centro, para a sessão cívica. As bandeiras do Brasil, Minas Gerais e de Pará de Minas foram hasteadas ao som dos hinos.


Em seguida milhares de estudantes, empresas, instituições e órgãos que atuam na cidade e ajudam no crescimento do município participaram de um desfile que saiu da Praça Melo Viana em direção à Prefeitura. O trânsito foi fechado na Benedito Valadares e a passeata durou cerca de duas horas.


A história da cidade foi contada por estas instituições em intervalos de tempo de 40 anos. Em cada fase, a empresa e escola contava o que aconteceu de mais significativo naquela época.


Teve a antiga Matriz de Nossa Senhora da Piedade, a construção do Parque de Exposições, as festas que acontecem até hoje na cidade, o setor econômico do município e até os meios de comunicação foram tratados. O Portal GRNEWS também foi homenageado.


O prefeito Elias Diniz (PSD) esteve nas comemorações desde cedo e aproveitou para agradecer quem ajudou no desenvolvimento de Pará de Minas. Destacou ainda o crescimento do município:

Elias Diniz
eliasdinizdesfile20191

O jovem Otto Severiano Ribeiro de seis anos desfilou com a Escola Estadual Torquato de Almeida que apresentou a música Cuida de Mim em libras, o que emocionou muita gente. Para ele é importante comemorar os 160 anos de Pará de Minas:


Otto Severiano Ribeiro
ottodesfile1

A Escola Estadual Manoel Batista também esteve presente com quase cem alunos e professores. A instituição falou sobre mobilidade urbana e deu um show de conhecimento na Benedito Valadares. Para a diretora Fabiana Henriques de Almeida Soares um momento de comemoração:


Fabiana Henriques de Almeida Soares
fabianaalmeidadesfile1

A festa em comemoração aos 160 anos de Pará de Minas continua. A partir desta sexta-feira na Praça Torquato de Almeida haverá shows gratuitos. No dia do aniversário da cidade sobem ao palco a banda Os Mísseis, João Paulo Moreira e Adriano Oliveira.

No sábado, 21 de setembro, se apresentam Willy e Ney, Mary Lopes, Marcos Motta e Júnior e Marcelinho de Lima.

No domingo (22), para encerrar a festa, Ronan Araújo, Toddim Xavier, Edmar e Josimar e Danilo Reis e Rafael.

Veja imagens do desfile:

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

Don`t copy text!