Casarão da Escola de Artes e Ofícios Sica será restaurado e abrigará Museu de Artes de Pará de Minas

A Escola de Artes e Ofícios Raimundo Nogueira de Faria (Sica) é referência no interior de Minas Gerais quando se fala em uma escola que oferece cursos e oficinas de artesanato. Uma vasta programação preenche um ano inteiro de atividades voltadas às artes e tudo gratuito para a população.

O imóvel que abriga a escola também é um caso à parte. Edificada no século 18, a construção de pau-a-pique remanescente do colonial brasileiro, ainda conserva a forte influência do barroco português, no mais estilo casa grande de fazenda.

Em 1895, Luiz Orsini comprou a chácara que era de padre Paulino Alves da Fé, vigário a Paróquia Nossa Senhora da Piedade na época, quando o local começou a ser conhecido como Chácara Orsini.

No espaço funcionou uma padaria, que foi a primeira da cidade. Outra novidade trazida por Luiz Orsini para a época foi levar água do Ribeirão Paciência, limpa, para a casa.

Em 1930 o Governo de Minas Gerais adquiriu a propriedade e em 1985 passou a abrigar a Escola de Artes e Ofícios Sica, sendo o casarão cedido para o Município. Em 1998 foi tombado como patrimônio de Pará de Minas.


Desde então algumas reformas foram feitas na edificação, mas mantendo sempre suas principais características, como contou o diretor Samuel Lopes, que participou do Papo com Geraldo Rodrigues – PGR – programa exibido de segunda a sexta-feira, de 13 às 15 horas, no canal grnewsnoticias no Youtube:

Samuel Lopes
samuellpgr1

Uma nova reforma vem por aí. Durante o Papo com Geraldo Rodrigues, Samuel Lopes divulgou com exclusividade como será o projeto que transformará o imóvel no Museu de Artes de Pará de Minas:


Samuel Lopes

samuellpgr2

Salas com exposições permanentes também serão montadas no Museu de Artes, homenageando grandes artistas que fizeram história em Pará de Minas e levaram o nome da cidade para o mundo:

Samuel Lopes
samuellpgr3

Outro projeto será feito em paralelo, onde a Escola de Artes e Ofícios será construída nos fundos do casarão:

Samuel Lopes
samuellpgr4

A equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano já trabalha no novo projeto do Museu de Artes de Pará de Minas. A expectativa é que no próximo ano as obras tenham início.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!