Tempo frio favorece o surgimento de doenças respiratórias como a Asma


As baixas temperaturas contribuem para o agravamento das doenças respiratórias. A Asma está na lista das complicações do trato respiratório de milhões de pessoas em todo o Brasil. Nesta quinta-feira, 21 de junho, é o Dia Nacional do Controle da Asma.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A doença crônica é muito comum e que afeta a passagem de ar para os pulmões, causando inflamação das vias respiratórias e dificuldade em respirar. Ela afeta mais as crianças do que os adultos.

Entre os sintomas de Asma mais comuns estão: falta de ar e cansaço, pieira e tosse, dores ou pressão no peito. Os sintomas podem ocorrer várias vezes ao e serem agravados durante a prática de exercício físico ou à noite.

De acordo com o médico otorrinolaringologista Jayson Peixoto Machado, a doença inflamatória ataca as vias aéreas inferiores. As crises decorrem do contato com tintas, fungos, ácaros, poeiras e outras substâncias:


Jayson Peixoto Machado
asmajaysonpeixotomachado1

Mais de 250 milhões de pessoas ao redor do mundo sofrem com os efeitos da asma. No Brasil a estimativa o número chega a mais de 20 milhões. Grande parte não sabe que tem a doença porque não busca o diagnóstico preciso:

Jayson Peixoto Machado
asmajaysonpeixotomachado2

A asma acontece por causa do fator hereditário e é importante consultar um pneumologista. A descoberta da doença no início facilita no processo de tratamento, pois existem diferentes graus:

Jayson Peixoto Machado
asmajaysonpeixotomachado3

A Organização Mundial da Saúde (OMS) criou um programa chamado Iniciativa Global da Asma (GINA). Ele tem o objetivo de promover pesquisas, relatórios e estudos que ajudem no controle da asma mundialmente.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!