Governo de MG libera remessa de vacina da Pfizer para Pará de Minas

O Portal GRNEWS teve acesso a informação foi divulgada na tarde desta quinta-feira, 19 de maio, pelo Governo de Minas Gerais. A Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIBSUS) autorizou o envio de vacinas da Pfizer para 47 municípios mineiros. Agora estas cidades estão aptas a participar da segunda etapa de introdução da vacina em Minas Gerais.

A 20ª remessa enviada pelo Ministério da Saúde ao estado é de 64.350 doses e a distribuição às Unidades Regionais de Saúde acontece nesta sexta-feira, 21 de maio.

Alfenas, Araguari, Araxá, Barbacena, Betim, Caratinga, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Coronel Fabriciano, Curvelo, Divinópolis, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabira, Itajubá, Itaúna, Ituiutaba, João Monlevade, Juiz de Fora, Lavras, Manhuaçu, Montes Claros, Muriaé, Nova Lima, Nova Serrana, Pará de Minas, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, São João Del Rei, Teófilo Otoni, Timóteo, Vespasiano, Passos, Paracatu, Patos de Minas, Patrocínio, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Três Corações, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Unaí e Varginha receberão as doses.

Para ter direito ao imunizante da Pfizer, o Ministério da Saúde estabeleceu alguns critérios como população acima de 79.000 habitantes; ter equipe capacitada para a administração da vacina; menor distância com a sede da Unidade Regional de Saúde; as unidades de saúde selecionadas deverão estar orientadas e comprovar mecanismos de agendamento para vacinação, e devem agendar a vacinação de total de pessoas compatível com o consumo de 100% das vacinas; e o tempo de validade máximo após abertura do frasco, conservado entre 2°C e 8°C, é de 6 horas.

O secretário Municipal de Saúde Wagner Magesty confirmou ao Portal GRNEWS ter assinado hoje o protocolo de recebimento da vacina e aguarda com ansiedade a remessa, que deve acelerar o calendário de vacinação na cidade. Porém, ainda não foi definida a quantidade de doses que chegará a Pará de Minas nos próximos dias:


Wagner Magesty

wagnmagpfizerreceb1

De acordo com a fabricante Pfizer, a vacina é baseada em mRNA, que auxilia o organismo a gerar anticorpos contra o vírus. Por isso ela foi desenvolvida e é fabricada mais rapidamente que as outras. Mais de 44 mil voluntários participaram da fase de estudos da vacina, que mostrou eficácia de 95% em adultos, com esquema de duas doses num intervalo de 21 dias entre elas.

A fabricante também iniciou a fase de estudos da vacina em crianças.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!