Porque não é feriado no aniversário de Pará de Minas? Vereador quer mudar situação

Todo ano é a mesma coisa. Chega mês de setembro e a maioria se pergunta: porque em Pará de Minas não é feriado no aniversário da cidade? A história é bem antiga e tem início em uma das gestões do saudoso José Porfírio de Oliveira era prefeito da cidade.

No dia 19 de maio de 1967, ele e o secretário à época Daniel de Oliveira Barbosa, assinaram a Lei nº 947 que fixa os feriados religiosos em Pará de Minas. É que uma lei nacional autoriza cada município a promulgar quatro feriados municipais.

Reprodução

No documento, que o Portal GRNEWS teve acesso, ele institui como feriado em Pará de Minas o dia da Sexta-feira da Paixão, dia de Corpus Christi, a padroeira Nossa Senhora da Piedade em 15 de setembro e Nossa Senhora Imaculada Conceição em 8 de dezembro. Ou seja, pela lei, não é feriado no dia 20 de setembro.

Porém, ao longo dos anos, se tornou uma tradição o comércio fechar as portas nesta data, empresas e escolas também não funcionarem. Sem contar o setor público, que mantém abertos neste dia apenas os serviços essenciais.

Mas Pará de Minas foi crescendo e com isto grandes empresas chegaram à cidade. E o questionamento veio justamente destes empreendimentos que para abrir no dia 20 de setembro precisavam pagar hora extra para os funcionários, afinal havia a ideia que o aniversário era sinônimo de feriado.

Quando foram analisar a legislação, viram que não é feriado, apenas uma data comemorativa e desde então, já há alguns anos, o comércio em geral se mantém aberto na data.

Como chegou setembro novamente veio a discussão. Há alguma forma de mudar a situação? Pela legislação sim, porém um dos feriados existentes deve ser suprimido. É preciso unir associações empresariais, igrejas, políticos e sociedade para discutir uma possível mudança.

O vereador Márcio Lara (PSD), durante participação no Papo com Geraldo Rodrigues – PGR – programa exibido de segunda a sexta-feira, de 13 às 15 horas, no canal grnewsnoticias no Youtube, falou sobre o assunto e trouxe uma novidade:


Márcio Lara

marciolaraferiad201

Ele está ciente que é necessário muito diálogo para chegar a uma conclusão que agrade a maioria:

Márcio Lara
marciolaraferiad202

Mesmo não sendo feriado na segunda-feira, 20 de setembro, a Câmara e a Prefeitura já decretaram ponto facultativo mantendo abertos apenas serviços essenciais, como Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital Municipal Padre Libério, Residência Terapêutica e Serviço de Atenção Domiciliar (SAD).

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!