Advogada orienta sobre resolução que obriga bancos a oferecer conta corrente sem taxas a clientes

Muita gente não sabe, mas em 2010 o Banco Central estabeleceu a Resolução nº 3.919 que obriga todos os bancos nacionais a oferecer gratuitamente uma conta corrente para pessoas físicas. Esta conta precisa disponibilizar ao menos quatro saques mensais, duas transferências entre contas do mesmo banco, dois extratos referentes ao mês anterior, um extrato anual, 10 folhas de cheques, acesso ao internet banking, cartão de débito e cartão de crédito caso o correntista preencha os pré-requisitos exigidos.

Porém a maioria não sabe e mesmo não usufruindo de vários serviços, paga caro para manter a conta corrente aberta no banco.

Sobre o assunto, a advogada especialista em Direito de Família, Janine Batista Lemos, falou ao Portal GRNEWS, destacando a resolução que deve ser cumprida pelos bancos:


Janine Batista Lemos

janinebltaxaban1

Ela lembra ainda que o cliente deve ficar atento, já que os bancos preferem oferecer apenas pacotes pagos para abrir a conta corrente:

Janine Batista Lemos
janinebltaxaban2

É importante ainda ficar atento a todas as taxas cobradas, os serviços utilizados e pesquisar outros bancos que oferecem o mesmo por um preço mais baixo. Há ainda taxas que os bancos não podem cobrar como tarifa de liquidação antecipada, tarifa de emissão de carnê e boletos, taxa de manutenção sobre conta inativa, taxa de manutenção em conta salário e cobrança de segunda via de cartão

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!