Beneficiários do INSS passam a fazer prova de vida pela internet; segurado terá que enviar selfie

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

Em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia nesta quinta-feira, 20 de agosto, uma nova forma dos segurados provarem que estão vivos.

Se antes o beneficiário precisava ir a uma agência do INSS ou ao banco comprovar que estava vivo, a pandemia mudou este protocolo. Agora será por meio eletrônico, onde o beneficiário irá enviar uma selfie e o Instituto irá comparar junto aos dados já existentes.

O segurado saberá quando fazer esta prova de vida ao receber a solicitação através do aplicativo Meu INSS ou por ligação. O projeto é piloto e cerca de 300 mil beneficiários estão incluídos nesta primeira etapa como explica ao Portal GRNEWS o advogado especialista em Direito Previdenciário Bernardo Lucca:


Bernardo Lucca
berlucprovvidsel1

Bernardo Lucca destaca ainda que esta nova forma de declarar a vida é uma tendência que vai poupar tempo tanto para o INSS como para o segurado:

Bernardo Lucca
berlucprovvidsel2

E mais uma vez ele faz um alerta a todos os beneficiários: o INSS não vai solicitar número de contas, senhas ou outros dados pessoais. Por isso é importante ficar atento e ter muito cuidado, pois os golpistas estão aprimorando os crimes e infelizmente feito muitas vítimas:

Bernardo Lucca
berlucprovvidsel3

A prova de vida evita fraudes e pagamentos indevidos de benefícios para os segurados que recebem o benefício por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. A novidade tem início no dia 20 de agosto.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
Don`t copy text!