Base reformada e nova ambulância equipada com UTI móvel fortalecem o atendimento de urgência do SAMU em Pará de Minas e microrregião
O atendimento de urgência e emergência em Pará de Minas e municípios vizinhos acaba de receber um importante reforço. Uma nova Unidade de Suporte Avançado (USA) foi entregue ontem (18) ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que também ganhou uma base descentralizada totalmente reformada. As ações fazem parte do trabalho conjunto entre o Ministério da Saúde, Governo de Minas Gerais e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (CIS-URG Oeste), responsável pela gestão do serviço.

O veículo, considerado de alta complexidade, está equipado com recursos semelhantes aos de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel. Entre os equipamentos, destacam-se ventilador mecânico, monitor multiparamétrico, ultrassom, bomba de infusão, vídeo laringoscópio e outros dispositivos que permitem o atendimento de pacientes em estado grave.
De acordo com o coordenador de enfermagem do CIS-URG Oeste, Ronaldo Sérgio Mateus, a nova ambulância está pronta para enfrentar qualquer cenário e prestar atendimento de alta complexidade, em qualquer situação:

Ronaldo Sérgio Mateus

Qualidade que começa na estrutura
Pará de Minas é sede de uma das bases mais ativas do consórcio, atendendo a diversos municípios da microrregião, como Nova Serrana. A entrega da nova USA vem acompanhada da reforma completa da base descentralizada do SAMU em Pará de Minas, que passou por melhorias na parte hidráulica, elétrica, nova pintura e sinalização visual. José Márcio Zanardi, secretário executivo do CIS-URG Oeste, destacou que a base já estava há anos em funcionamento e precisava de reestruturação:
José Márcio Zanardi

José Márcio Zanardi disse que somente duas unidades do SAMU atendem uma população expressiva em Pará de Minas e na microrregião. O investimento na nova ambulância foi superior a R$ 350 mil, com custo mensal de operação estimado em R$ 300 mil. Zanardi lembrou que os custos são divididos entre o Estado e os municípios consorciados, que otimizam recursos para manter o serviço ativo e eficiente:
José Márcio Zanardi
Mais que socorro: dignidade no atendimento
O secretário municipal de Saúde, Gilberto Denoziro Valadares da Silva, com sua experiência médica, enfatizou a diferença que um atendimento pré-hospitalar qualificado pode fazer. Ele recordou situações do passado em que vítimas eram transportadas de forma inadequada, agravando lesões:
Gilberto Denoziro Valadares da Silva

Considerando que muitos não conhecem a história dos serviços de saúde de urgência e emergência, Gilberto Denoziro Valadares da Silva destacou ainda que hoje esse serviço é prestado com toda segurança, desde o atendimento pré-hospitalar até a unidade de saúde que receberá o paciente acidentado, por exemplo. Acrescentou que a regulação feita pelo equipa do SAMU e o atendimento técnico desde o local do acidente, proporciona uma tranquilidade enorme para quem trabalha e um alívio para quem precisa ser atendido:
Gilberto Denoziro Valadares da Silva

Compromisso com a saúde regional
O prefeito Inácio Franco (PL) reforçou o papel estratégico de Pará de Minas como polo microrregional de saúde e destacou a importância da renovação da frota. Destacou a nova ambulância com UTI Móvel, dotada de equipamentos modernos, que substituiu uma ambulância já em uso há mais de quatro anos. Ressaltou que com profissionais capacitados do SAMU e tecnologia de ponta, reforça a garantia de atendimento mais seguro e eficaz aos casos de emergência:

Inácio Franco

A nova unidade e a base revitalizada, localizada no bairro Senador Valadares ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), representam um passo importante para fortalecer o atendimento pré-hospitalar na região, assegurando mais agilidade, eficiência e, principalmente, respeito à vida. O SAMU, sob responsabilidade do CIS-URG Oeste, segue como referência em salvamento e cuidado, agora com ainda mais estrutura para agir com excelência em momentos decisivos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.


