Nutricionista alerta: dietas da moda podem trazer riscos à saúde

Todo mundo quer ter o corpo em forma e a saúde em dia, especialmente no verão que é quando as academias e consultórios de nutricionistas lotam. A internet também auxilia muita gente com dicas de emagrecimento e receitas que farão qualquer um secar em poucos dias.

Assim como na moda e na decoração, as dietas também seguem tendências e a cada dia surgem novidades que vão fazer todo mundo emagrecer rápido se seguir direitinho as dicas.

Há a dieta flexitariana, tendência em 2020 que é flexível e ajuda quem deseja se tornar vegano ou vegetariano; tem a Vigilantes do Peso onde cada alimento tem uma quantidade de pontos; a Engine 2 baseada em grãos integrais; entre várias outras.

Fato é que uma dieta pode funcionar perfeitamente pra uma pessoa e a mesma forma de alimentação pode causar problema em outra. Especialmente sem acompanhamento de um profissional e fazendo tudo por conta própria.

A nutricionista Roberta Zaia Mantovany alerta que cada caso deve ser analisado individualmente e somente o profissional vai entender os melhores horários de alimentação e o que comer para que o paciente tenha o resultado desejado:

Roberta Zaia Mantovany
robertazaiatenddieta1


Ela também disse ao Portal GRNEWS que as dietas da moda podem auxiliar no emagrecimento rápido, porém muitas não garantem a reeducação alimentar, principal forma de manter o corpo saudável. Além disso, sem acompanhamento a dieta pode trazer problemas de saúde, o que é preocupante:

Roberta Zaia Mantovany
robertazaiatenddieta2

Outro problema detectado com as dietas da moda é o efeito sanfona. Estas alimentações tendências não trabalham as características de cada pessoa, por isso nem todo mundo consegue manter a alimentação equilibrada, daí a variação constante no peso.

É interessante buscar a ajuda de profissional qualificado. O nutricionista ouvirá o paciente sobre suas ideias e desejos, solicitará exames e fará o plano alimentar ideal para se chegar ao objetivo.

A nutricionista Roberta Zaia Mantovany atende na Clinmed Medicina Especializada, localizada na Avenida Presidente Vargas, 164, Vila Raquel, em Pará de Minas.

Consultas podem ser agendadas pelo telefone é o (37) 3231-6020. A Clinmed oferece descontos especiais para associados Jadapax Cuidar, Copasa Saúde e atende usuários dos convênios Unimed e Amil.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!