Diretoria quer dinheiro para o hospital e Elias Diniz promete buscar parceiros para cuidar da saúde
Na tarde desta terça-feira (18) foi realizada uma reunião com a presença de nove vereadores, membros da diretoria do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) e o prefeito eleito Elias Diniz (PSD) e o vice-prefeito Zezé Porfírio (PV).
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
Durante o encontro foram discutidas soluções para os problemas financeiros enfrentados pela instituição de saúde. O único hospital de Pará de Minas enfrenta grandes dificuldades para atender a população.
Os médicos reclamam de falta de estrutura, bem como de pagamentos dos plantões. Os profissionais também estarão reunidos esta noite com representantes do Sindicato dos Médicos para definir a postura a ser tomada.
Ao final da reunião no Plenarinho da Câmara Municipal o contabilista Osvaldo Alves Leite, provedor do HNSC, explicou que o grande gargalo tem sido a falta de repasses por parte do estado e do município:
Osvaldo Alves Leite
reuniaohnscosvaldoalvesleite1
O diretor ressalta que sem as verbas o hospital enfrentará sérios problemas no atendimento. De acordo com ele, os médicos plantonistas atualmente estão com dois meses de atraso nos pagamentos:
Osvaldo Alves Leite
reuniaohnscosvaldoalvesleite2
O provedor afirmou que a diretoria anterior contraiu um empréstimo para quitar pagamentos atrasados de salários aos médicos e a conta está pesando agora. O HNSC paga R$190 mil mensais ao banco credor e essa dívida aumentou o arrocho financeiro:
Osvaldo Alves Leite
reuniaohnscosvaldoalvesleite3
Finalizando ele revela que a dívida do HNSC chega a aproximadamente R$12 milhões. Contudo, esse valor está parcelada em 84 meses. Alguns entraves estão nos impostos atrasados e a dívida com fornecedores vem sendo negociada:
Osvaldo Alves Leite
reuniaohnscosvaldoalvesleite4
O vereador Marcos Aurélio dos Santos (DEM) foi quem solicitou a realização da reunião. Ele frisa a importância da prefeitura ter um cuidado especial com o hospital de Pará de Minas e por isso é importante discutir os repasses dentro do orçamento.
Outra proposta foi a devolução dos recursos que sobraram da Câmara Municipal este ano para a prefeitura destinar ao HNSC. Esse montante resolveria boa parte dos problemas atuais:
Marcos Aurélio dos Santos
reuniaohnscmarcosaurelio
O prefeito eleito Elias Diniz tomará posse no dia 1º de janeiro de 2017 e já notou alguns dos desafios que enfrentará. Ele destacou a necessidade do poder público dar mais atenção ao hospital:
Elias Diniz
reuniaohnsceliasdiniz1
O futuro prefeito afirmou que irá procurar a Caixa Econômica Federal para negociar taxas de juros menores do empréstimo contraído pelo HNSC e trabalhar o envio de mais recursos junto ao governo do Estado:
Elias Diniz
reuniaohnsceliasdiniz2
No dia 3 de junho deste ano a diretoria do HNSC se reuniu com o prefeito Antônio Júlio de Faria (PMDB) e o secretário municipal de Saúde, Cléber de Faria Silva. Foram reivindicados os aportes financeiros aos gestores públicos.
Na ocasião o prefeito de Pará de Minas explicou que o município vem enfrentando uma grave crise financeira e por isso repassou parte dos recursos previstos ao Hospital Nossa Senhora da Conceição.
Ele deixou claro que os repasses não são obrigatórios, dependem de disponibilidade financeira e isso consta no convênio. Também citou como uma solução a busca de recursos para custeio da instituição de saúde através de emendas parlamentares dos deputados federais e estaduais.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.