Professor Ângelo Machado encanta médicos da Unimed Centro-Oeste com palestra sobre o meio ambiente

angelo_machado_palestra140716
Como parte do projeto de promoção de eventos culturais em Pará de Minas, a Unimed Centro-Oeste realizou palestra com o médico, professor universitário e escritor Ângelo Barbosa Monteiro Machado.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Ele graduou-se em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no ano de 1958 e dedicou-se ao ensino e à pesquisa na área de neurobiologia. Em 1963, ainda na UFMG, obteve o título de doutor em Medicina.

Trabalhou durante muitos anos pesquisando a glândula pineal e o sistema nervoso autônomo e fez importantes descobertas. Também escreveu um livro didático bastante utilizado no ensino de graduação de Medicina – Neuroanatomia Funcional.

angelo_machado_unimed_co140716
Seu hobby, o estudo de insetos, tornou-se profissão, o que o levou a desenvolver o gosto pela literatura. Ele escreveu livros para crianças nos quais a temática era a biologia, atividade que lhe rendeu um Prêmio Jabuti em 1993 na categoria de Literatura Infantil.

Eventualmente escreveu livros para adolescentes e adultos, como Os fugitivos da esquadra de Cabral (em 2000) e Manual de sobrevivência em festas e recepções com bufê escasso (1998). Este último deu origem a uma engraçada peça teatral encenada pelo ator Carlos Nunes.

Ângelo Machado ficou muito feliz em visitar Pará de Minas para falar sobre a preservação do meio ambiente. De forma bem descontraída ele conseguiu passar importantes lições aos presentes e se encontrou com ex-alunos da Faculdade de Medicina da UFMG:

angelo_machado140716
Ângelo Machado
plangelomachado

Rair Geraldo Richard Xavier, presidente da Unimed Centro-Oeste, ressaltou que o palestrante é um grande ícone para todos os médicos. Além disso, ele possui uma grande bagagem cultural:

rair_richard_geraldo_xavier140716
Rair Geraldo Richard Xavier
plrairgeraldorichardxavier

Geraldo Nasser, diretor Administrativo da Unimed Centro-Oeste, disse que o encontro dá continuidade ao objetivo de promover a cultura em Pará de Minas desde a primeira campanha de popularização do teatro:

geraldo_nasser140716
Geraldo Nasser
plgeraldonasser

O médico Zilmo César Antunes Dourado, cooperado da Unimed Centro-Oeste, afirmou que foi uma grande oportunidade de reencontrar seu ex-professor de Medicina e participar de uma confraternização com os colegas de profissão:

zilmo_cesar_antunes_dourado140716
Zilmo César Antunes Dourado
plzilmocesarantunesdourado

Em 2015 o professor Ângelo Machado doou sua coleção pessoal de 35 mil libélulas catalogadas para a UFMG. Também conhecidas como tira-olhos ou libelinha em Portugal e como lavadeira ou jacinta no Brasil, é um inseto alado.

livro_borboletas_eroticas140716
Ao final da palestra o médico e professor Ângelo Machado autografou livros para os médicos e convidados que participaram da palestra no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!