Psicóloga alerta para a importância do diagnóstico e tratamento precoce do Autismo

O número de diagnóstico de pessoas com autismo vem crescendo a cada ano. Identificar corretamente é um bom caminho para iniciar o tratamento precoce e possibilitar uma melhor qualidade de vida ao paciente.

O número mais atualizado de pessoas com autismo é dos Estados Unidos e de acordo com estudos realizados, atualmente considera-se que a cada 36 crianças nascidas 1 possui autismo.

A psicóloga, Patrícia Leitão, falou sobre o assunto ao Portal GRNEWS e disse que os números de pessoas com autismo vêm aumentado o que é perceptível nos consultórios e também nas escolas. A psicóloga explica o que é o autismo:

Patrícia Leitão
Patrícia 01

De acordo com a psicóloga o principal sinal e que faz os pais perceberem de que há algo diferente com o filho é o atraso na fala, uma vez que os outros sinais podem passar desapercebidos quando a criança ainda é um bebê:

Patrícia Leitão
Patrícia 02

Falando do diagnóstico, a psicóloga explica, que ele é bem detalhado, por ser clínico, através da observação direta, coleta de dados e todo um histórico para avaliar os prejuízos das áreas afetadas:

Patrícia Leitão
Patrícia 03

Uma avaliação do desenvolvimento também é feita, do que é esperado em cada idade. Se está dentro do esperado ou não. O diagnóstico é finalizado por um médico, mas diversos profissionais auxiliam neste diagnóstico.

Após o diagnóstico é importante fazer o acompanhamento com os profissionais, e quanto mais nova a criança, mais importante os pais darem continuidade dos trabalhos também em casa, para ajudar na estimulação:

Patrícia Leitão
Patrícia 04

O tratamento é contínuo e depende da evolução de cada criança, se ela está ampliando os conhecimentos e evoluindo de forma satisfatória, mas é a longo prazo e quanto mais cedo for iniciado melhor será a resposta.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!