Aumento da população de rua é reflexo da caridade dos paraminenses, diz coordenadora do Centro Pop

Basta dar uma volta pelas ruas de Pará de Minas que é possível ver a quantidade de pessoas vivendo em péssimas condições. São homens e mulheres morando nas praças, porta de igrejas e até no Parque do Bariri já há relatos de pessoas morando por lá.

Esta situação poderia ser outra se eles procurassem o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), que é um equipamento público criado para ajudar estas pessoas. No local há uma equipe de psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais que fazem o primeiro acolhimento. Lá eles têm alimentação completa e balanceada, feita por nutricionistas, tomam banho e tem toda a ajuda necessária. De auxílio para largar as drogas a voltar para sua cidade natal ou encontrar um emprego em Pará de Minas para se reerguer.

A psicóloga Nádia Nogueira é a responsável pelo Centro Pop e destaca que mesmo com o aumento no número de moradores de rua em Pará de Minas, o trabalho diminuiu no órgão. É que a população, acreditando fazer caridade, dá dinheiro, roupas e outras coisas. E isto impede com que estas pessoas procurem o Centro Pop e sejam redirecionadas para suas cidades:


Nádia Nogueira

nadianogcentropopaum1

Os comerciantes também tem parcela de culpa, segundo Nádia Nogueira. Há relatos de moradores de rua que conseguem valores considerados até altos apenas pedindo esmola:

Nádia Nogueira
nadianogcentropopaum2

A psicóloga e a equipe do Centro Pop abordam estes moradores de rua, explicam o trabalho desenvolvido pelo órgão e os convidam a ir com eles. Porém, parte deles nem mora em Pará de Minas. Eles residem na região metropolitana de Belo Horizonte, são aposentados e vem à cidade para pedir dinheiro:

Nádia Nogueira
nadianogcentropopaum3

Nádia Nogueira explica que a população precisa conhecer os serviços oferecidos gratuitamente a estas pessoas em situação de rua e não ajudá-las, para que elas procurem o local certo:

Nádia Nogueira
nadianogcentropopaum4

Quem quiser mais informações sobre o Centro Pop pode procurar na Rua Coronel Domingos Justino, nº 471, Centro de Pará de Minas, ou ligar nos telefones (37) 3231-7500 e (37)99846-8437.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!