Alcoolismo: 15% dos brasileiros são dependentes do álcool e a maioria é jovem

Os números são altos e assustam. Segundo um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo excessivo de álcool está relacionado a três milhões de mortes no mundo por ano. O mesmo documento mostra que 4,2% dos brasileiros sofrem com transtornos relacionados ao hábito.

Já o Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (INESCO) diz que no Brasil, 15% da população é dependente do álcool e a maioria são jovens entre 18 e 29 anos.


Como não bastassem todos os problemas desencadeados após o uso excessivo de álcool, há mais uma preocupação. Considerado pela OMS uma doença, o alcoolismo pode aumentar o risco de desenvolver um câncer. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil cerca de 4% das mortes por câncer estão relacionadas ao uso de bebidas alcoólicas.

No Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, comemorado neste 18 de fevereiro, a reportagem do Portal GRNEWS conversou com um dos integrantes do Alcoólicos Anônimos (AA), irmandade de homens e mulheres que compartilham entre si experiências, forças e esperanças. Para ele, ter esse dia no calendário, faz as pessoas se conscientizarem dos malefícios da bebida:

combatealcoolismo1


O AA não tem dados de crescimento no número de usuários de álcool, porém pela quantidade de novos integrantes nos grupos de Pará de Minas, é visível o aumento do consumo. Entre os jovens então, a preocupação é ainda maior e os grupos tem se esforçado na conscientização e ajuda aos mais novos:

combatealcoolismo2

Mas como detectar se a pessoa é alcoólatra ou pode ser chamada daquelas que bebem socialmente, apenas de vez em quando e não trazem problemas pra ela ou terceiros?

Algumas perguntas feitas no próprio AA ajudam a identificar os alcoólatras:

combatealcoolismo3


Após o alcoólatra assumir sua posição, o grupo entra para ajudar esta pessoa a ver os problemas que a bebida causa. Para isso, são utilizadas técnicas e meios de mostrar os malefícios e como o álcool pode acabar com uma vida e de uma família inteira:

combatealcoolismo4

Para ajudar quem quer ser ajudado, são realizadas reuniões diariamente. Quem quiser participar é só chegar em um dos locais:

combatealcoolismo5


O Grupo Vida Nova, primeiro Alcoólicos Anônimos de Pará de Minas, está localizado na rua Coronel Domingos, nº 709, bairro Nossa Senhora das Graças.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!