GRNEWS TV: Programa Moradas Gerais leva dignidade e muda vidas em comunidades mineiras
Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Alê Portela, secretária de Estado de Desenvolvimento Social, falou sobre a assistência, além de outras políticas públicas no esporte, habitação e geração de empregos em Minas Gerais.
Mais do que paredes, um lar
O programa Moradas Gerais tem mudado realidades em Minas Gerais. Ao todo, mil famílias já foram beneficiadas, mas uma história em especial simboliza o impacto da iniciativa: a de uma criança que passou por transplante de pulmão e vivia em uma casa tomada pelo mofo, situação que colocava sua vida em risco. A reforma realizada trouxe não apenas saúde, mas também tranquilidade para a mãe e qualidade de vida para toda a família. O projeto demonstra que moradia não é apenas um espaço físico, mas sim um lar com segurança e dignidade.
Olhar atento para os mais vulneráveis
A política pública prioriza famílias chefiadas por mulheres, idosos e pessoas com deficiência, grupos que enfrentam maiores dificuldades. Dados do CadÚnico e dos CRAS apontam crescimento no número de mães solo e no abandono de idosos, cenário que exige respostas rápidas. Além disso, muitas pessoas com deficiência não conseguem sequer sair de casa, o que reforça a importância das adaptações feitas pelas melhorias habitacionais.
Emprego e pertencimento comunitário
Outro destaque do Moradas Gerais é a geração de emprego e renda nas próprias comunidades atendidas. As reformas contam com mão de obra local, fortalecendo o senso de pertencimento e estimulando o desenvolvimento regional. Para o governo, a assistência social deve oferecer apoio imediato, mas também criar condições para autonomia. Nesse contexto, programas como este provam que a maior política assistencial ainda é o emprego aliado à dignidade.
Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.


