Deputado Inácio Franco defende apoio ao setor sucroenergético em feira especializada

inacio_franco110816
Parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, dentre eles, o deputado Inácio Franco, marcaram presença na 8ª edição da Canacampo Tech Show, no dia 11 de agosto, em Campo Florido, no Triângulo Mineiro. Na abertura do maior evento mineiro do setor de açúcar e etanol, os deputados estaduais discutiram a importância do setor sucroenergético e agropecuário para a economia mineira e a necessidade de apoio do poder público. Minas Gerais é o segundo maior produtor de açúcar e o 3º maior de etanol do país.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Para o deputado Inácio Franco, o incremento da atividade sucroenergética pode ser a solução para a ocupação produtiva de grandes extensões de terra no Estado, principalmente no Triângulo Mineiro e na região Noroeste. Ele explicou que produtores rurais têm sido incentivados a plantar cana, que depois é comprada pelas usinas de álcool e açúcar. Como exemplo, ele citou que, em Paracatu, no Noroeste de Minas, foi implantada uma das maiores usinas de açúcar e álcool da América Latina, ampliando os empregos e a renda na região.

trator
Os deputados presentes no evento foram unânimes ao reconhecer o papel do ramo sucroenergético na formação do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais e enfatizaram a necessidade de maior atuação do poder público no fomento do agronegócio. O presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado de Minas Gerais (Siamig), Mário Ferreira Campos Filho, disse que o setor, depois de vivenciar uma crise aguda, nos últimos cinco anos, está agora tentando se reerguer. Os principais motivos da crise seriam a manutenção artificial dos baixos preços dos combustíveis pelo governo federal, o que provocou o endividamento das usinas, além da seca nos últimos anos e da alta taxa de juros.

Fotos: Pollyanna Maliniak

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!