Procon alerta paraminenses sobre golpe da devolução do empréstimo consignado

Com mais dinheiro circulando neste fim do ano, devido ao décimo terceiro salário dos trabalhadores, novos golpes surgem. Um dos principais que tem feito muitas vítimas nas últimas semanas é o golpe da devolução do empréstimo consignado. Os criminosos aproveitam de consumidores que tiveram empréstimos realizados em suas contas sem conhecimento prévio e autorização.

O golpe funciona da seguinte forma: os golpistas ligam solicitando a devolução do valor, afinal ele não foi solicitado pelo consumidor. E é aí que está o problema. As devoluções acontecem na conta de terceiros. Quando não pedem a devolução, eles solicitam um código de segurança enviado por SMS, e aí acessam o internet banking e transferem o valor via Pix para a conta dos golpistas.

Segundo o Procon de Pará de Minas, há “o relato de um consumidor em Viçosa que teve a quantia de R$ 52.000,00 não solicitada depositada em sua conta. Os golpistas fizeram então contato com o consumidor via WhatsApp com uma proposta de devolução de R$ 48.000,00, recebendo o boleto para depósito em nome de terceiros”.

O Procon recomenda que os consumidores não repassem dados ou qualquer outra informação por telefone, aplicativo ou e-mail antes de se certificar sobre a veracidade da devolução ao banco onde foi feito o empréstimo. No caso de qualquer dúvida é importante procurar o gerente do banco ou o próprio Procon.

O Procon de Pará de Minas fica na Rua Sacramento, nº 317, Centro. Os telefones para mais informações são (37) 3231-9292 e 3231-9226.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!