Alta de casos de Covid-19 muda decreto e torna obrigatório uso de máscara em espaços abertos em Pará de Minas

A nova medida de prevenção ao novo coronavírus foi definida durante reunião do Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde da Covid-19. O Portal GRNEWS acompanhou a reunião dos membros do comitê na tarde desta segunda-feira, 17 de janeiro, para analisar a atual situação de Pará de Minas.

Os números não são favoráveis. A Secretaria Municipal de Saúde notou aumento considerável no número de casos confirmados da doença.

Para se ter uma ideia, o último boletim de 2021, do dia 30 de dezembro, mostrava 7.511 casos confirmados e 12 pessoas com o vírus, todas elas em isolamento domiciliar. Nesta segunda-feira, 17 de janeiro, são 8.040 exames positivos, 339 pessoas isoladas em casa e seis paraminenses internados. Somente de casos, são 529 novos exames positivos neste ano.

A quantidade de pessoas procurando uma unidade de saúde também foi discutida durante o encontro. A Secretaria está preocupada com o aumento de paraminenses que buscam a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Hospital Municipal Padre Libério com sintomas respiratórios.


A Comissão Técnica da Secretaria Municipal de Saúde emitiu um parecer solicitando mais rigidez no cumprimento das medidas de segurança e prevenção à Covid-19, incluindo a obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços abertos.

A solicitação foi acatada pelos membros do Comitê e um novo decreto será publicado. Segundo o secretário Municipal de Saúde Wagner Magesty, a medida é importante para prevenção de todos e para evitar que o sistema público de saúde entre em colapso:


Wagner Magesty

wagmagdec1701221

O secretário entrou ainda em contato com a Secretaria de Estado de Saúde para um posicionamento em relação ao Minas Consciente diante da alta de casos em todo o estado:

Wagner Magesty
wagmagdec1701222

Em caso de sintomas respiratórios, Wagner Magesty explica onde o paciente deve buscar atendimento para evitar filas e demora:

Wagner Magesty
wagmagdec1701223

Diante do aumento de casos, os testes só são feitos em pessoas sintomáticas, conforme determinação do Ministério da Saúde:

Wagner Magesty
wagmagdec1701224

O novo decreto que torna obrigatório o uso de máscaras em espaços abertos deve ser publicado nas próximas horas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!