Pará de Minas alcança metas do Ideb; veja a classificação das escolas estaduais e municipais

Em 2007 o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) criou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) com objetivo de medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. O indicador ajuda o Ministério da Educação (MEC), governos estaduais e municípios a monitorarem a qualidade da educação com dados concretos, buscando assim melhorias para o setor em geral.

O índice é calculado a partir da taxa de rendimento escolar, que é aprovação dos alunos, e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo próprio Inep.

As últimas três edições do Ideb não foram satisfatórias para o estado de Minas Gerais como um todo, tendo quedas consideráveis no índice. Mas no ano passado a trajetória foi recuperada tanto  no ensino fundamental como também no médio.

O Portal GRNEWS apurou que Pará de Minas também obteve resultados satisfatórios no Ideb, superando as expectativas nos 5º ano do ensino fundamental e no 3º do ensino médio. Apenas o 9º ano não atingiu a meta.

No geral, a meta para o 5º ano em 2019 era 6.7, e Pará de Minas atingiu o resultado de 6.9, um décimo a mais que o último realizado em 2017. Este número era a meta prevista para 2021.

Já no 9º ano do fundamental, a meta era 5.2 e Pará de Minas obteve resultado de 5.0. Este número era a meta prevista para 2017, que também não foi alcançada.

Já no ensino médio foi medido o índice da educação do 3º ano. A meta era resultado igual a 4.1 e Pará de Minas conseguiu este número. Já para 2021,a meta é atingir 4.3 no Ideb.

Os números são avaliados tanto nas escolas municipais, como também estaduais, particulares e federais. Em Pará de Minas no caso nenhuma privada foi analisada porque não atendeu aos requisitos necessários.

O Portal GRNEWS apurou ainda que às instituições de ensino estaduais, no 5º ano a que conseguiu melhor posicionamento foi a Escola Estadual Frei Concórdio, seguida pela Clóvis Salgado, Torquato de Almeida, Zico Ferreira, Francisco de Assis Viana, Ademar de Melo, Professor Wilson de Melo Guimarães, Leni Medina, Governador Valadares, Professor Pereira da Costa.

No 9º ano a Escola Estadual Fernando Otávio teve melhor resultado, seguida pela Coronel João Ferreira, Manoel Batista, Nossa Senhora Auxiliadora, Lenir Medina, Governador Valadares, Professor Pereira da Costa, Ângela Maria de Oliveira, Zico Ferreira e Ademar de Melo.

E no 3º ano do ensino médio a melhor classificada em Pará de Minas é a Escola Estadual Fernando Otávio, depois vem a Zico Ferreira, seguida pela Avany Villena Diniz, Nossa Senhora Auxiliadora, Manoel Batista, Joaquim Luiz Gonzaga, Ângela Maria de Oliveira e Ademar de Melo.

As escolas municipais também foram avaliadas ficando em primeiro lugar no 5º ano, a Escola Municipal Marechal Deodoro. Depois vem a São Judas Tadeu, Professora Izaltina Mendonça Meireles, Elvira Xavier de Melo, Professora Amélia Guimarães, Orosina Cecílio Mendonça, Professora Mércia Maria da Silva Chaves, Dom Bosco, Dona Cotinha, Vereador Bosco Mendonça, Prefeito José Porfirio de Oliveira e Pedro Moreira Mendonça.

O melhor 9º ano de Pará de Mina segundo o Ideb é o das escolas municipais Professora Izaltina Mendonça Meireles e Marechal Deodoro. Depois vem as escolas Conceição Maria Moreira, Dom Bosco, Professora Amélia Guimarães, São Judas Tadeu e Dona Cotinha.

No terceiro ano nenhuma escola foi inscrita para avaliação.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!