Diário Digital apresenta falhas e atrasa plano dos professores para registrar dados nas escolas estaduais

Reprodução

Implantado no início deste ano, o Diário Escolar Digital é uma plataforma lançada pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) que tem a proposta de ampliar a interação entre a comunidade escolar.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O recurso permite maior troca de informações entre estudantes, pais, responsáveis e profissionais da educação. Para o governo, a nova tecnologia proporciona maior celeridade à coleta de dados e melhora o a frequência escolar.

As informações são registradas no Sistema Mineiro de Administração Escolar (SIMADE). De acordo com a SEE, a plataforma teve 982.438 visitas, entre março e maio deste ano, e obteve 111.330 usuários cadastrados.

De acordo com os dados oficiais, 68.776 professores lançaram notas no sistema, com um total de 46.647 fechamentos de diários enviados ao SIMADE. Entretanto, as reclamações por parte dos professores são constantes.

Parte dos educadores alega que o novo método não funciona corretamente e em muitos casos ocorrem à perda de notas dos alunos que já foram inseridas na plataforma. Com isso a preocupação é grande.

É comum professores depararem com um aviso afixado nas escolas estaduais relatando falhas no Diário Digital. Um comunicado afixado nos últimos dias, o qual a reportagem do Portal GRNEWS teve acesso destacava que o Diário Digital não estava funcionando e não havia previsão para a normalização dessa ferramenta tecnológica que se propõe a dar celeridade ao trabalho nas escolas.

Mas para muitos profissionais da educação está ocorrendo justamente o contrário. Com as falhas constantes no sistema do Diário Digital, os professores atrasam seus planos de aulas e muitas vezes são submetidos ao retrabalho, porque perdem os dados lançados anteriormente. Tudo tem que ser refeito.

Leandro Augusto de Assis Fonseca, presidente da sub-sede do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE) em Pará de Minas, está ciente desses problemas e afirma que quando o Diário Eletrônico operava em computadores off-line era mais prático:


Leandro Augusto de Assis Fonseca
diarioeletronicoleandroaugusto1

Ele ressalta que muitas escolas não têm estrutura física e de internet para atender a demanda dos professores que precisam fazer o lançamento de presença, faltas e notas de todos os alunos:

Leandro Augusto de Assis Fonseca
diarioeletronicoleandroaugusto2

O sindicalista revela que alguns estabelecimentos de ensino estão forçando os professores a registrarem os dados no Diário Eletrônico e o Diário Digital. Ele acredita que essa postura é para evitar a perda de informações:

Leandro Augusto de Assis Fonseca
diarioeletronicoleandroaugusto3

A Secretaria de Estado de Educação informou que os problemas técnicos do diário eletrônico estão sendo solucionados pelas equipes da Secretaria e da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (PRODEMGE).

A reportagem do Portal GRNEWS procurou a Superintendência Regional de Ensino em Pará de Minas e recebeu a confirmação sobre a ocorrência de problemas neste processo de implantação com o Diário Digital, mas ninguém quis gravar entrevista.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!