Projeto de lei prevê a construção de drenos nas edificações em Pará de Minas
Desde o ano de 2013 o Plano Diretor Municipal exige como forma de drenagem das águas das chuvas uma área descoberta que precisa ficar sem edificação para que a água infiltre na terra, evitando alagamentos.
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
Está tramitando na Câmara Municipal de Pará de Minas um Projeto de Lei que prevê a construção de drenos para que a água das chuvas penetre profundamente no solo, reabastecendo os lençóis freáticos e evitando que um grande volume seja canalizado para as ruas.
Nos últimos anos as mudanças climáticas têm feito com que as chuvas caiam rapidamente e em curto espaço de tempo. Por isso é importante que esse sistema de absorção do recurso hídrico entre em funcionamento.
Jurandyr de Faria Leitão, membro da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Pará de Minas, esteve na Câmara Municipal levando informações técnicas importantes para a apreciação da matéria antes de ser votada.
O engenheiro civil e ex-secretário municipal de Desenvolvimento Urbano explicou que as perfurações no terreno dependerão de alguns detalhes que precisam ser calculados pelo projetista. O acabamento poderá ser feito com brita e pedra:
Jurandyr de Faria Leitão
jurdrlt_drn1
Ele ressalta que a exigência serve tanto para uma residência, quanto para as grandes obras para construção de prédios. A medida visa melhorar a permeabilidade da água das chuvas em Pará de Minas e já foi estudada pelo Conselho Municipal de Políticas Urbanas:
Jurandyr de Faria Leitão
jurdrlt_drn2
O projeto de autoria do vereador José Salvador Moreira está sendo analisado pelas comissões permanentes da Câmara Municipal e pela assessoria jurídica para depois ser colocado em votação no plenário.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.