Horário de Verão termina neste domingo com opiniões divididas entre os paraminenses


Neste domingo, 18 de fevereiro, os moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem atrasar o relógio em uma hora. Será o fim de mais uma edição do Horário de Brasileiro de Verão que entrou em vigor em outubro do ano passado.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O ajuste vale para os estados das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, onde estão situados São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

O adiantamento dos relógios em uma hora tem como meta a economia de energia elétrica no país. Isso é possível porque os consumidores podem aproveitar a luz solar por um período maior.

A primeira edição ocorreu no ano de 1931. Em 2008 a medida passou a ser adotada permanentemente entre o terceiro domingo de outubro e o terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente.

A reportagem do Portal GRNEWS foi às ruas e ouviu a opinião dos paraminenses sobre o fim do horário de verão. Para a vendedora de picolés Manuela Silva, a maioria da população não aprova a mudança na rotina diária:


Manuela Silva
fimdohorariodeveraomanuelasilva

Já o vigia Jair Pereira dos Santos acha muito bom o adiantamento das horas. Ele explica que as noites ficam mais curtas e por isso é possível aproveitar melhor o dia para realizar diversas atividades:


Jair Pereira dos Santos
fimdohorariodeveraojairpereira

O aposentado Raimundo Silva Pereira afirma que não faz muita diferença. Mas ressalta que a alteração do horário mexe muito com a classe trabalhadora que precisa acordar e dormir mais cedo:


Raimundo Silva Pereira
fimdohorariodeveraoraimundosilva

A vendedora Maria José Pinheiro também é contra o horário de verão porque a vida fica ainda mais corrida. Ela não acredita que as pessoas economizam energia elétrica nesta época do ano:


Maria José Pinheiro
fimdohorariodeveraomariajose

O governo federal publicou um decreto reduzindo a duração do Horário de Verão 2018/2019. Ele começará no dia 4 de novembro, após o segundo turno das eleições, que acontecerá no dia 28 de outubro.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!