Vigilância Epidemiológica preocupada com registros de casos de Febre Chikungunya em Pará de Minas

A Dengue é um problema enfrentado há anos pelos paraminenses. E infelizmente que poderia ser evitado, afinal basta manter limpo o quintal de casa. Mesmo sendo um dever de cada morador, o Município promove ações para minimizar os números da doença em Pará de Minas.

São realizados mutirões de limpeza, capacitação constante dos agentes de combate a endemias e campanhas para conscientizar a população que cada um deve fazer sua parte.

Em 2021, felizmente, Pará de Minas diminuiu o número de notificações mensais. Dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde mostram que a cidade tem poucos casos em relação aos anos anteriores, mas desta vez a preocupação é com outra doença também transmitida pelo Aedes aegypti, a Febre Chikungunya.


O assunto foi tratado no Papo com Geraldo Rodrigues – PGR – programa exibido de segunda a sexta-feira, de 13 às 15 horas, no canal grnewsnoticias no Youtube, que recebeu a enfermeira e Referência Técnica da Vigilância Epidemiológica Municipal Maria de Lourdes Liguori:

Maria de Lourdes Liguori
mariallpgr1


Este ano a cidade já registrou cinco notificações de Febre Chikungunya, sendo que três deles foram confirmados. Quanto à Dengue são 526 notificações e 115 casos confirmados.

Maria de Lourdes Liguori lembra ainda que somente o poder público não consegue acabar com o Aedes aegypti e com a proximidade do período chuvoso, a preocupação é maior:

Maria de Lourdes Liguori
mariallpgr2

Não são necessários mais que 10 minutos por semana para dar uma olhada no quintal e ver se há algum recipiente que possa acumular água. Se houver, lave o vasilhame e guarde. É importante ainda olhar se atrás da geladeira há uma caixinha de degelo e lavar sempre os pratinhos das plantas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!