Grávidas paraminenses devem fazer teste para Covid-19 mesmo que estejam sem sintomas da doença
Uma nova nota técnica foi emitida nesta semana pela Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é orientar os profissionais da saúde quanto à abordagem junto às grávidas, puérperas e também os recém-nascidos. Além da prevenção, o intuito é diagnosticar o quanto antes o novo coronavírus nestas pessoas, em caso de infecção.
Para os profissionais há ainda as orientações para a sala de parto, quando a mulher for ter o bebê, e informações referentes à alta hospitalar.
Ana Clara Teles Meytre, Referência Técnica da Secretaria Municipal de Saúde, destaca que as grávidas com sintomas gripais devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro ou o Hospital Municipal Padre Libério (HMPL) o quanto antes.
Todas elas farão o teste que detecta o novo coronavírus, para assim iniciar o tratamento e evitar complicações:
Ana Clara Teles Meytre
anaclaratmtestgrav1
Até mesmo as grávidas que sem sintomas gripais e que não tiveram a doença, caso estejam com período de 37 e 38 semanas de gestação podem fazer o teste gratuito:
Ana Clara Teles Meytre
anaclaratmtestgrav2
Quanto aos recém nascidos, a nota técnica orienta que a doença é predominantemente leve ou assintomática nas crianças, embora um estudo identificou que crianças menores de um ano tem taxas ligeiramente mais altas de complicações graves, que as com idade entre um de cinco anos. Por isso os profissionais devem ficar atentos aos sintomas destes bebês.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.