Craques da Vida: torneio de futsal motiva participantes durante a Semana da Luta Antimanicomial

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

O município de Pará de Minas promove até sábado, 18 de maio, várias atividades em comemoração à Semana da Luta Antimanicomial. As ações visam mudar o relacionamento com quem tem algum sofrimento mental.


Na segunda-feira (13) as Unidades Básicas de Saúde receberam ações de mobilização e sensibilização sobre a importância da data. Na terça (14) o Clube AABB recebeu o “Cuidando de quem cuida” onde foram realizadas massagens, yoga, shows e palestras para os trabalhadores da saúde mental.


Nesta quarta-feira, 15 de maio, o município sediou o 2º Torneio de Futsal Craques da Vida, para mostrar que os doentes mentais também podem ser craques não só na bola, como também no dia a dia.

Atletas de Pará de Minas e de mais oito municípios participaram da competição. As equipes de Itaúna, Lagoa da Prata, Pitangui, Oliveira, Ribeirão das Neves, Santo Antônio do Monte e Pompéu disputaram a competição.


Os jogos aconteceram durante todo o dia no Centro Esportivo Professor Daniel de Oliveira Barbosa e no Clube Praça de Esportes do Pará.

Além do torneio, os participantes puderam ver ainda uma exposição de artesanato produzido em oficinas. A gerente de Saúde Mental do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) e do Centro de Referência em Saúde Mental (CRSAM) de Pará de Minas Viviane Cristina de Carvalho vê com entusiasmo eventos como este que mostram ao paciente que ele pode sair e se divertir:


Viviane Cristina de Carvalho
vivianetorneio

O CAPS AD de Itaúna também participou do encontro. Entre usuários e torcedores, vieram 25 pessoas que trouxeram também peças artesanais confeccionadas por eles mesmos em oficinas que são oferecidas tanto no CAPS AD como também no Centro de Convivência de Idosos da cidade.


Isabella Alessandra Silva Thomás é estagiária de psicologia do Caps AD e ressalta a importância dessa interação entre os usuários do sistema:


Isabella Alessandra Silva Thomás
isabellatorneio

Elaine Valadares de Paula participou pela primeira vez do evento e gostou de torcer pelo seu time:


Elaine Valadares de Paula
elainetorneio1


As ações da Semana da Luta Antimanicomial continuam. Nesta quinta-feira, 16 de maio, haverá participou dos usuários na passeata Todos Contra a Pedofilia a partir das 8h30. Na sexta-feira, 17, eles participam de outra passeata. Esta em comemoração à luta antimanicomial na Praça da Liberdade em Belo Horizonte. E no sábado, estarão na ação comunitária no CRAS do bairro Prefeito Walter Martins Ferreira, de 8 às 12 horas, na Praça Castelo Branco, bairro Santos Dumont.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

Don`t copy text!