Sistema de saúde entrou em colapso na macrorregião Oeste e municípios aderem à onda roxa

Como o Portal GRNEWS adiantou, no sábado (13) prefeitos da macrorregião Oeste se reuniram tanto presencial como virtualmente para definir estratégias de enfrentamento ao novo coronavírus. Eles decidiram por enquadrar os municípios na onda roxa, fase mais restritiva do Minas Consciente, com intuito de frear o aumento de casos de COVID-19.

A situação na região é complicada, assim como em todo o país. A taxa de ocupação de leitos já superou 100% na região e não há vagas mais pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, pode-se dizer, que o problema não é somente da falta de leitos, mas também da escassez de profissionais para trabalhar na área.

Com dados cada vez mais alarmantes, os municípios decidiram pela adesão à onda roxa do Minas Consciente. A macro e a microrregião estão, pelo plano estadual, na onda vermelha, mas cada cidade pode restringir atividades como forma de contenção ao contágio pelo novo coronavírus.

E foi o que aconteceu em Divinópolis. Mesmo sem qualquer definição do Estado, já que o Município tem autonomia para este tipo de decisão baseado na situação local e regional, a cidade editou um novo decreto, aderindo à onda roxa e com todas as restrições impostas pela fase mais restritiva do plano.

Desde a 0h de 14 de março o protocolo do Minas Consciente deve ser seguido na cidade, como funcionamento apenas dos serviços extremamente essenciais. Em Divinópolis, bares, academias, clubes escolas, igrejas e shoppings devem suspender as atividades por tempo indeterminado.

O município também concedeu férias coletivas de 15 dias aos servidores da administração direta, incluindo profissionais da educação. As férias de julho foram antecipadas entre os dias 15 e 29 de março.

Nas redes sociais os prefeitos destas cidades se manifestaram e pediram a colaboração da população, para que a situação não se complique ainda mais.

O prefeito de Divinópolis Gleidson Gontijo de Azevedo (PSC) pediu que a região se atente porque somente o álcool em gel não mais resolve a situação e sim, o distanciamento social:

Prefeitura de Divinópolis/Divulgação

Gleidson Gontijo de Azevedo
gleidsonondarox1

A vice-prefeita e secretária Municipal de Governo de Divinópolis Janete Aparecida Silva Oliveira (PSC) ressaltou que dos 53 municípios da macrorregião Oeste, 27 participaram do encontro e todos os representantes decidiram por enquadrar na onda roxa. Mas nem todos mantiveram a palavra dias após a reunião.

Ela ressalta que alguns decidiram por esperar a imposição do Estado, mas quem aderiu sabe a vida não pode aguardar:

Prefeitura de Divinópolis/Divulgação

Janete Aparecida Silva Oliveira
janeteaparecidaondarox1

Em Itapecerica também mudanças. A cidade decidiu aderir à onda roxa e entre as determinações, a proibição de venda, distribuição e fornecimento inclusive por delivery ou retirada no local de bebidas alcóolicas em estabelecimentos de qualquer natureza. O prefeito Wirley Rodrigues Reis (PHS) definiu as novas medidas que estão em vigor desde a 0h do dia 15 de março.

Na cidade, quem infringir as normas paga multa de R$ 5 mil e tem o estabelecimento interditado. O toque de recolher entre 21h e 5 também foi fixado no município.

Para Wirley Rodrigues Reis, o momento é de precaução e defesa da vida:

Arquivo pessoal/Reprodução

Wirley Rodrigues Reis
wirleyondarox1

Itaúna também aderiu a restrições propostas na onda roxa do Minas Consciente, mesmo sem a imposição do Estado de Minas Gerais. Na cidade foi decretado toque de recolher.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!