GRNEWS TV: Pará de Minas intensifica ações contra mudanças climáticas, Defesa Civil atua contra queimadas e projeta ações para o período chuvoso
Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Ana Paula Couto, Secretária Municipal de Gestão Pública, Edson Cecílio da Silva, responsável pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) e Marcela Melo Leite, chefe de Prevenção da Defesa Civil da COMPDEC de Pará de Minas, falaram sobre o Plano de Ação Climática, cenário sobre queimadas e ações preventivas para o período chuvoso.
Plano de Ação Climática e compromissos ambientais
O Município de Pará de Minas deu mais um passo no enfrentamento das mudanças climáticas ao aderir ao Plano de Ação Climática de Minas Gerais (PLAC-MG), que visa reduzir emissões de gases de efeito estufa e alcançar a neutralidade de carbono até 2050. O município firmou convênio com a Fundação de Apoio Universitário (FAU) para capacitar gestores e elaborar um plano local, com apoio técnico e acompanhamento por 12 meses. A iniciativa integra projetos estaduais como o “Climativa” e o “Clima na Prática”, com metodologia que envolve diagnóstico climático, metas e ações integradas.
Queimadas e prevenção
A secretária municipal de Gestão Pública, Ana Paula Couto Gomes, o coordenador da Defesa Civil, Edson Cecílio da Silva, e a chefe de Prevenção, Marcela Melo Leite, alertaram para o aumento das queimadas, como o recente incêndio na Serra das Piteiras, que ameaçou até o quartel da Polícia Militar e usuários da rodovia BR-262. Eles destacaram a urgência de ações preventivas e a importância da conscientização.
Educação e preparação para as chuvas
O programa “Defesa Civil na Escola” segue capacitando crianças e adolescentes em noções de prevenção. Já para o período chuvoso, previsto para iniciar entre o fim de setembro e começo de outubro, a Defesa Civil prepara estratégias para reduzir riscos e proteger a população paraminense.
Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

