Projeto da Escola Municipal de Artes e Ofícios Sica ensina cerâmica para crianças e adolescentes do Patronato
A arte ceramista de Pará de Minas, tombada em 2010 como bem imaterial do patrimônio cultural local, saiu das salas da Escola Municipal de Artes e Ofícios Raimundo Nogueira – Sica, e foi direto pro Centro Juvenil Salesiano São Domingos Sávio, o Patronato.
O projeto “Arte em Movimento – Ampliando Horizontes” teve a participação de 128 alunos que aprenderam com especialistas a confeccionar enfeites de cerâmica que podem ser objetos de decoração em presépios.
Crianças entre 5 e 11 anos, e adolescentes entre 12 e 16 anos, formaram grupos e aprenderam as técnicas utilizadas pelos professores João Batista Leite e Wagner Campos.
João Batista Leite destaca como a arte ceramista pode ajudar os pequenos estudantes, que aprenderam técnicas importantes e em breve poderão pintar as peças e montar o presépio:
João Batista Leite
joaoblcerampatr1
O diretor geral do Patronato padre Roberto Modesto ressalta que além da educação e evangelização, o Centro Juvenil trabalha na interação com atividades lúdicas:
Roberto Modesto
robmodestocerampatr1
Samuel Lopes, diretor da Escola Municipal de Artes e Ofícios Sica, explica que o projeto já existia mas estava esquecido. Agora, retorna como um projeto social para inserir mais crianças e adolescentes nas artes:
Samuel Lopes
samuelopcerampatr1
A Escola Municipal de Artes e Ofícios Sica já pretende levar o projeto para outra instituição. Desta vez serão contemplados os alunos da Escola Municipal Professor Pedro Moreira Mendonça.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.