IMA intensificará operações de fiscalização nas rodovias da região de Pará de Minas em 2018


As operações realizadas pelos fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) com apoio de equipes da Polícia Militar visam flagrar o transporte de alimentos de maneira inapropriada que podem colocar em risco a saúde pública.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Quando estas operações de fiscalização são realizadas nas rodovias da região de Pará de Minas surgem muitas queixas por parte das pessoas flagradas transportando produtos de origem animal ou vegetal de maneira inadequada. Reclamam das penalidades, da apreensão de alimentos que na avaliação deles estão próprios para o consumo e acabam sendo descartados no aterro sanitário.

Em 2017 foram apenas duas operações desse tipo realizadas na área do escritório do IMA de Pará de Minas, uma vez que estas ações estavam a cargo da Coordenadoria Regional do IMA e também dependem da parceria com a Polícia Militar.

O chefe do escritório do IMA Lucas Silva Jardim afirma que a equipe aproveitou 2017 para aprimorar seus conhecimentos em diversos treinamentos. Por outro lado, a direção do IMA e o comando da PM já acertaram a parceria para este ano, o que deve aumentar o número de fiscalizações em Pará de Minas:

Lucas Silva Jardim
lucassilvajardimfiscalizacao1

Mesmo deixando a desejar quanto ao número de fiscalizações em trânsito em 2017, as demais ações executadas pela equipe do escritório do IMA em Pará de Minas atingiram as metas. Na área de inspeção o trabalho foi bem feito e deve dobrar o número de estabelecimentos a serem fiscalizados em 2018:

Lucas Silva Jardim
lucassilvajardimfiscalizacao2

A equipe de fiscalização também atuou na área vegetal desenvolvendo a fiscalização de sementes e agrotóxicos, entre outras ações:


Lucas Silva Jardim
lucassilvajardimfiscalizacao3

O início do ano de 2017 foi difícil devido ao pouco efetivo no escritório do IMA em Pará de Minas. Mas até o mês maio esta questão foi amenizada com a chegada de mais um servidor e dois médicos veterinários, o que fez aumentar a fiscalização de defesa sanitária animal:

Lucas Silva Jardim
lucassilvajardimfiscalizacao4

O déficit de servidores no escritório do IMA em Pará de Minas era notado desde o ano de 2016. Várias vezes foi preciso recorrer a Coordenadoria Regional ou mesmo a direção do IMA em Belo Horizonte para solicitar apoio ás ações pendentes no município, como a fiscalização das granjas avícolas quanto ao cumprimento das normas de biossegurança determinadas pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Até por isso, Lucas Silva Jardim fez questão de elogiar a conduta de toda equipe do IMA em Pará de Minas que trabalhou de maneira aguerrida, com bastante afinco para superar os desafios e atingir os objetivos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!