Promotor diz que diploma é símbolo de responsabilidade e não um troféu; juíza esclarece situação sobre prefeito de São José da Varginha
A Justiça Eleitoral realizou nesta sexta-feira, 13 de dezembro, a solenidade para diplomação dos vereadores, prefeitos e vice-prefeitos eleitos em Pará de Minas, Pequi e Onça de Pitangui, além dos vereadores eleitos em São José da Varginha, uma vez que o cargo de prefeito daquele município está sub judice.
A diplomação dos eleitos ocorreu na noite desta sexta-feira (13), na Câmara Municipal de Pará de Minas, em solenidade presidida pela juíza Gabriela Andrade de Alencar Ramos.
A magistrada presidiu a mesa, que também foi composta por Charles Daniel França Salomão (Promotor Eleitoral); Ederson Gonçalves da Silva (Delegado Regional da Polícia Civil); Tenente-coronel André de Souza Bastos (Comandante da 19ª Companhia Independente de Polícia Militar); Cristiane de Moraes Couto (Presidente da 18ª Subsecção da OAB Pará de Minas) e Edilene Aparecida Ferreira da Silva, representante dos Mesários, e que recebeu o Certificado Mesário Espetacular concedido pela Justiça Eleitoral.
A diplomação iniciou pelos eleitos no município de Onça de Pitangui, que tem o menor número de eleitores entre os quatro que compõem a 202ª Zona Eleitoral. Foram diplomados os vereadores eleitos, além do prefeito Gumercindo Pereira e vice-prefeito Hamilton José de Araújo.
Em seguida os diplomas foram entregues aos vereadores eleitos em Pequi, bem como para prefeito reeleito André Luiz Melgaço Tavares e seu vice-prefeito Jurandir Barcelos de Oliveira.
A solenidade de diplomação seguiu com os vereadores eleitos em São José da Varginha. O candidato a prefeito Netinho, que obteve maior número de votos em São José da Varginha, não foi diplomado porque sua candidatura está sub judice.
Logo após foram entregues os diplomas aos vereadores eleitos em Pará de Minas.
O promotor eleitoral, Charles Daniel França Salomão, proferiu um discurso esclarecedor para os eleitos e eleitores. Citou que a diplomação dos escolhidos pelo povo é um marco do compromisso que os eleitos assumiram perante a população:
Charles Daniel França Salomão
diplomacharles1
O representante do Ministério Púbico Eleitoral também alertou aos eleitos, que o diploma que receberam não é um troféu, e sim um símbolo de responsabilidade:
Charles Daniel França Salomão
diplomacharles2
A juíza Gabriela Andrade de Alencar Ramos destacou em seu discurso que a Justiça Eleitoral atuou de forma eficiente para garantir toda a tranquilidade no processo aos candidatos e aos eleitores:
Gabriela Andrade de Alencar Ramos
diplomagabriela1
Ela confirmou a diplomação do prefeito eleito em Pará de Minas, Inácio Franco e seu vice-prefeito Luiz Fernando de Lima, ocorreu na tarde desta sexta-feira (13) na sede do Juizado Especial, devido compromissos familiares assumidos previamente por Inácio Franco.
A juíza também esclareceu o motivo pelo qual o prefeito e vice-prefeito que obtiveram maior número de votos em São José da Varginha não foram diplomados, Adianta que caso a situação continue indefinida até 1º de janeiro de 2025, o vereador que for escolhido presidente da Câmara Municipal assumirá o cargo de prefeito daquela cidade, até que a situação seja resolvida ou realizadas novas eleições:
Gabriela Andrade de Alencar Ramos
diplomagabriela2
Eleições Municipais em Pará de Minas
A disputa pela Prefeitura de Pará de Minas foi protagonizada por seis chapas formadas por candidatas e candidatos interessados em suceder o prefeito Elias Diniz que encerrará seu segundo mandato consecutivo em 31 de dezembro de 2024.
Desde o início da campanha eleitoral, o candidato Inácio Franco (PL), que tinha como vice-prefeito o vereador Luiz Fernando de Lima (Cidadania), era apontado como favorito ao cargo de prefeito de Pará de Minas.
Os demais candidatos tentaram reverter essa tendência de voto do povo paraminense, mas não conseguiram. A campanha ficou mais tensa a partir de divulgação de pesquisa que dava ampla vantagem para Inácio Franco.
As previsões se confirmaram e o momento esperado por Inácio Franco ocorreu na noite de 06 de outubro de 2024, exatamente às 20h19min51seg, horário em que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez a última atualização para o cargo de prefeito de Pará de Minas. E com 100% das seções apuradas, confirmou a vitória da chapa formada por Inácio Franco e Luiz Fernando de Lima. Eles receberam 27.177 votos, o que representa 60,05% dos votos válidos.
Desde a eleição, muitos fatos foram registrados como os trabalhos das equipes de transição, anúncios de nomes para ocuparem as secretarias municipais e a Procuradora Geral do Município, na futura gestão de Inácio Franco
Também foram muito disputadas as vagas para a Câmara Municipal de Pará de Minas. Mais de 200 candidatos e candidatas, mas somente 17 parlamentares poderiam ser eleitos para o Legislativo paraminense. A confirmação dos eleitos ocorreu horas depois do encerramento da votação.
O TSE atualizou dados confirmando os vereadores eleitos na noite de 06 de outubro de 2024, às 20h25min25seg, após 100% das urnas apuradas em Pará de Minas, foram definidos os vereadores para a legislatura 2025/2028.
Após a apuração dos votos foram eleitos os seguintes vereadores e vereadoras em Pará de Minas:
Camila Gonçalves Araújo (PSDB) – 1.483
Lucas Henrique da Silva (Republicanos) – 1.130
Délio Alves Ferreira (PL) – 1.064
Nilton Reis Lopes (Solidariedade) – 1.034
Marcílio Magela de Souza (PSD) – 985
Vinicius Alves de Menezes (Republicanos) – 948
Cristiano Fernandes da Silva (Republicanos) – 945
Geraldo Magela de Almeida (PSDB) – 902
Gladstone Correia Dias (PP) – 874
Gustavo Henrique Duarte Silva (PSDB) – 798
Leandro Guimarães Vieira (PL) – 789
Geraldo Eugênio Barbosa Mansur (Cidadania) – 731
Carlos Eduardo Cançado Melo Franco (PL) – 705
Sérgio Martins Vargas (PL) – 692
Leonardo Xavier Assunção Silva (Novo) – 636
Irene Susana da Silva de Melo Franco (PV) – 619
Claudinei Secundino Nascimento (Avante) – 473
Após a totalização dos votos pelo Tribunal Superior Eleitoral, sete vereadores conseguiram a reeleição: Nilton Reis Lopes, Marcílio Magela de Souza, Gladstone Correia Dias, Gustavo Henrique Duarte Silva, Leandro Guimarães Vieira, Sérgio Martins Vargas e Irene Melo Franco.
Seis vereadores tentaram, nas não conseguiram a reeleição: Rodrigo Alves Menezes, Dilhermando Rodrigues Filho, Márcio Lara, Cléber Gonçalves, Hélio Andrade de Melo Júnior e Ronivelton Correia Barbosa.
Outros quatro parlamentares não disputaram a reeleição: Ricardo Duarte Rocha, Renato Almeida Costa Faria, Carlos Roberto Lázaro e Luiz Fernando de Lima. Os três primeiros optaram por ficar fora do pleito eleitoral, enquanto Luiz Fernando de Lima será o vice-prefeito de Inácio Franco (PL), prefeito eleito para governar Pará de Minas pelos próximos quatro anos, a partir de 1º de janeiro de 2025.
Entre os 10 novos que assumirão seus cargos, oito são novatos na Câmara Municipal de Pará de Minas. São eles: Camila Gonçalves Araújo, Lucas Henrique da Silva, Vinicius Alves de Menezes, Cristiano Fernandes da Silva, Geraldo Magela de Almeida, Carlos Eduardo Cançado Melo Franco, Leonardo Xavier Assunção Silva e Claudinei Secundino Nascimento.
Dois já foram vereador e também já presidiram a Mesa Diretora do Legislativo paraminense: Délio Alves Ferreira e Geraldo Eugênio Barbosa Mansur.
Além disso, Geraldo Eugênio Barbosa Mansur e Geraldo Magela de Almeida, já ocuparam o cargo de vice-prefeito e também secretarias municipais, entre outros cargos. Também disputaram eleições anteriores almejando o cargo de prefeito, mas não foram eleitos nas ocasiões em que disputaram.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.