Mutirões de limpeza nos bairros São Pedro e Grão-Pará combatem focos do mosquito transmissor da Dengue
A equipe da Secretaria Municipal de Saúde continua o trabalho de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti por meio da eliminação de materiais que acumulam água parada. Para este fim estão sendo realizados mutirões de limpeza.
O trabalho consiste no recolhimento de todos os objetos que estão dentro das residências e que podem se transformar em um criadouro do inseto. As estatísticas mostram que mais de 90% dos focos ocorrem dentro dos imóveis.
Por isso o trabalho é contínuo e tem como objetivo reduzir o índice do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). Em outubro deste ano a pesquisa de campo registrou 2,0% e houve aumento em relação ao índice anterior que chegou a 1,3%.
Os levantamentos são oportunidades porque mostram para o poder público as localidades que precisam de uma atenção maior. Nesta quinta e sexta-feira, 13 e 14 de dezembro respectivamente, acontecem mutirões de limpeza.
Adailton Antônio Moreira, gerente de Combate a Endemias, avisa que a força-tarefa desta vez atua nos bairros São Pedro e Grão-Pará. Os moradores precisam apoiar e colocar todos os materiais na porta de casa para serem recolhidos:
Adailton Antônio Moreira
mutiraodengueadailtonmoreira
Outra recomendação das autoridades de saúde é reservar alguns minutos por semana para verificar vasos de plantas, ralinhos, calhas de telhados e outros locais e objetos que podem acumular água parada.
A população precisa apoiar o trabalho executado pela prefeitura para que o município não sofra mais uma epidemia de dengue como ocorreu no passado. Por isso é importante receber bem os agentes de combate a Endemias.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.