População pode ajudar a PM no combate a criminalidade com denúncias; saiba quando ligar 190 ou 181

Este ano o 181 – Disque Denúncia Unificado (DDU) – completou 13 anos de funcionamento em Minas Gerais. É uma forma de a população em geral contribuir com informações importantes que ajudam a desvendar crime e ainda reduzir a criminalidade no estado. Coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) em parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, recebe, em média 270 denúncias diariamente vindas de todos os 853 municípios mineiros.

Outra forma da população denunciar e ajudar no combate à criminalidade, é ligando para o telefone 190, o telefone da Polícia Militar. Por dia são centenas de mensagens, desde chamadas para atendimento rápido como acidente, agressão ou roubo, a casos mais complexos.

Mas muita gente confunde os dois números e acreditam que eles têm a mesma função. O 190 e 181 tem o mesmo objetivo, que é o de denunciar, porém são diferentes nos formatos e sobre quando ligar para um ou outro número.

O 190, por exemplo, é para casos onde há necessidade de ação mais rápida da PM, enquanto o 181 vai exigir uma investigação preliminar.

Ao Portal GRNEWS, o comandante da 7ª Região da Polícia Militar coronel Wemerson Lino Pimenta destaca a importância da população denunciar e a ajudar na segurança pública:

Wemerson Lino Pimenta
wemlinpimden1


No ano passado Pará de Minas foi destaque em todo o estado. A 19ª Companhia Independente de Policia Militar foi à unidade que mais reduziu crimes violentos no ano inteiro. Das 86 companhias e batalhões de Minas Gerais, a unidade diminuiu 40,49% da criminalidade, ficando em primeiro lugar geral.

Boa parte das apreensões e prisões realizadas foi graças às denúncias da população que viu algo diferente na rua e ligou para a Polícia Militar, como destaca o comandante da 19ª Companhia, tenente-coronel Geraldo Elias de Araújo:

Geraldo Elias de Araújo
geraeliden1

No caso de qualquer suspeição ligue imediatamente para a Polícia Militar nos telefones 190 e 181. Lembrando que a ligação para o 190 cai diretamente no quartel da 19ª Companhia Independente. No 181, Disque Denúncia, a informação também é sigilosa, não há necessidade de se identificar e podem ser feitas denúncias relativas a crimes contra a administração pública e a Lei das Licitações.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!