Aposentados paraminenses não querem antecipação do 13º salário; comerciantes aprovam a medida

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) decretou nesta sexta-feira, 13 de março, situação de emergência em saúde público em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Publicada no Diário Oficial de Minas Gerais, várias medidas podem ser tomadas a partir da decretação, como realização compulsória de exames, coleta de amostras clínicas, testes e vacinação. O estado tem dois casos confirmados da doença e outros 117 são investigados.

O governo federal também já criou ações para reduzir o impacto da epidemia do novo coronavírus no país. Entre elas está a antecipação do 13º salário a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo o Ministério da Economia, as medidas iniciais são dedicadas à parcela da população mais vulnerável à pandemia, ou seja, os idosos.

A primeira parcela do 13º salário é paga em julho, mas será antecipada para abril e o governo estima desembolsar R$ 23 bilhões.

Diante disso a reportagem do Portal GRNEWS ouviu paraminenses e constatou que muita gente ficou feliz que receberá adiantado o valor aguardado para o meio do ano, enquanto outros não querem de forma alguma, pois descontrola o bolso no fim do ano.

Esta é a opinião da aposentada Maria de Fátima Alves que não quer o valor adiantado em abril, para não ficar endividada no fim do ano:

Maria de Fátima Alves
fatimaantecipa131


José Airton Rosa também não concorda com a antecipação, pois quer gastar tudo de uma só vez:

José Airton Rosa
joseairtonantecipa121


Já os comerciantes veem com bons olhos a antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas. Os meses de março e abril não possuem datas comemorativas importantes para o comércio e consequentemente há queda nas vendas em muitos setores.

O pagamento antecipado animou empresários que esperam faturar mais nas próximas semanas, como conta o presidente da Associação Empresarial de Pará de Minas (Ascipam), José Misael de Almeida:

José Misael de Almeida
josemisaelantecipa131


O governo federal também suspendeu por 120 dias a prova de vida dos beneficiários do INSS e vai propor ao Conselho Nacional de Previdência Social uma redução dos juros máximos do empréstimo consignado.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!