Capacitação orienta agentes comunitários de saúde para realizar busca ativa nos cartões de vacinação


A Secretaria Municipal de Saúde realizou a capacitação dos agentes comunitários de saúde de Pará de Minas no auditório da Escola Municipal de Música Geraldo Martins, no Centro, nesta quarta-feira, 12 de setembro.

O objetivo é orientar os servidores sobre a conferência do cartão de vacinação. Todos foram preparados para participar de uma busca ativa de pessoas com vacinas pendentes, durante as visitas domiciliares que realizam.


Na última campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite realizada pela secretaria municipal não atingiu o índice esperado. Os números ficaram abaixo da meta mesmo tendo dois Dias D para dar mais celeridade ao processo.

Agora o poder público estará intensificando o trabalho por meio das visitas periódicas que são feitas pelos agentes de saúde das respectivas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A capacitação foi feita por Érica Regina da Silva, coordenadora do setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde. Ela explica que os agentes de saúde visitam as famílias e terão condições de atender as demandas:


Érica Regina da Silva
capacitacaoagentesdesaudeericaregina1

Nas unidades de saúde já são solicitados os cartões de vacina durante a marcação de consultas. É importante ressaltar que o documento deve ser apresentado somente os agentes de saúde devidamente identificados:

Érica Regina da Silva
capacitacaoagentesdesaudeericaregina2

Denise Inácio, agente comunitária de saúde do Programa de Saúde da Família do bairro Belvedere, participou do treinamento e gostou muito do aprendizado. Ela revela que algumas famílias ainda são resistentes em relação à vacinação:


Denise Inácio
capacitacaoagentesdesaudedeniseinacio


De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, a campanha de imunização contra sarampo e poliomielite em Pará de Minas já atingiu 94% do público alvo – crianças de 1 a menores de 5 anos. De acordo com o Ministério da Saúde a meta mínima de cobertura vacinal deve atingir 95%.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!