Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite termina sexta-feira


A campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite foi prorrogada até a próxima sexta-feira, 14 de setembro. Todas as crianças de 1 a menor de 5 anos devem ser levadas as unidades de saúde para receber a dose.

Dados do Ministério da Saúde mostram que 9,8 milhões de crianças em todo o país tinham sido vacinadas até o começo deste mês. Isto corresponde a 88% do público alvo que precisa ser alcançado.

A meta é atingir 95% de cobertura vacinal e para isso foram realizados dois Dias D de vacinação. Porém, os esforços não foram suficientes devido a falta de adesão dos pais e responsáveis pelas crianças.

Até segunda-feira 10 de setembro, foram confirmados 1.673 casos de sarampo em todo o país. Desse total, 7.812 estão sendo investigados pelo Ministério da Saúde com base nas informações das secretarias estaduais de saúde.

Já foram confirmados oito óbitos por sarampo, sendo quatro em Roraima e outros quatro no Amazonas.

De acordo com o sistema de informação do Programa Nacional de Imunização, a média nacional de vacinação para sarampo é de 94,7%. Foram aplicadas até o momento mais de 11,2 milhões de doses da vacina. Já a poliomielite atingiu 93,6% de cobertura vacinal.

Segundo Érica Regina da Silva, coordenadora do setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, o município de Pará de Minas já alcançou 94% das crianças:


Érica Regina da Silva
vacinacaocontrasarampoericaregina1

As fake news que circulam pelas redes sociais a respeito da vacina e a falta de tempo provocada pela correria do dia a dia podem ser alguns dos motivos pelos quais muitas crianças ainda não foram imunizadas:

Érica Regina da Silva
vacinacaocontrasarampoericaregina2

A vacina é gratuita e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou na Policlínica. Os pais e responsáveis devem procurar os postos e levar o cartão de vacina das crianças.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!