MG tem mais de 53 mil casos de Dengue; Pará de Minas registrou 5 em um mês e investiga três mortes

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou os números referentes às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti em Minas Gerais. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve diminuição no número de casos. Pelo visto, com as pessoas em casa por mais tempo devido a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), resultou em um ponto positivo: manter a casa livre do mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika vírus.

O Portal GRNEWS apurou que em relação à Dengue, Minas Gerais tem 81.619 casos prováveis e destes, 53.089 estão confirmados. São 54 óbitos em investigação para a doença e 10 confirmados. Já em relação à Chikungunya, são 2.181 notificações e 1.203 confirmações, e quanto à Zika, são 381 casos prováveis e 119 confirmados. Três mortes estão em investigação para a Febre Chikungunya e nenhuma para Zika.

Se em 2019 até agosto foram registrados 471.046 casos prováveis de Dengue, em 2020 a diminuição foi de 83% no número de notificações, totalizando os 81.619 casos.

O perfil epidemiológico dos casos confirmados também foi traçado pela SES. A maioria são mulheres entre 20 e 34 anos com hipertensão arterial.

As hospitalizações em decorrência da Dengue também diminuíram este ano. Se em 2019 foram 8.555 pacientes internados com a doença, em 2020 foram 2.025 hospitalizações tanto na rede pública como privada de saúde.

O Portal GRNEWS apurou também que Pará de Minas segue a mesma realidade estadual com diminuição no número de notificações. Está com incidência baixa da doença segundo a SES, registrando apenas cinco casos suspeitos de Dengue nas últimas quatro semanas e nenhuma notificação de Chikungunya ou Zika neste período.

O município também investiga três óbitos que podem ter ocorrido em decorrência da Dengue. A Secretaria Municipal de Saúde ainda aguarda o resultado dos exames.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
Don`t copy text!