Parceria viabiliza construção de fossas ecológicas em comunidades rurais de Pará de Minas

O Tanque de Evapotranspiração (TEvap) é conhecido popularmente como fossa de bananeira, alternativa sustentável para tratar esgoto e muito utilizado em locais onde não há tratamento adequado para resíduos deste tipo.

É um tanque retangular, impermeável e preenchido com camadas de diferentes substratos, coberto por vegetais de crescimento rápido como bananeiras que tem folhas largas. O sistema evita a poluição do solo, dos lençóis freáticos, dos rios e mares.

Desde o ano passado a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER-MG) têm firmado parcerias e feito encontros nas comunidades rurais com o objetivo de disseminar essa ideia.

Dias de Campo são realizados e os proprietários rural aproveitam para aprender as técnicas de construção do TEvap e têm implantado nas casas.

Recentemente técnicos da EMATER-MG estiveram nas comunidades de Paivas e Bom Sucesso, onde as famílias foram cadastradas e a Associação Ama Pangéia – Amigos do Meio Ambiente vai apoiar a construção de 15 fossas, como explica a extensionista Kênia Lasmar de Moura:


Kênia Lasmar de Moura
kenialasmartevap1

Além de conseguir destinar corretamente o esgoto das residências, outro projeto pode ser executado junto ao TEvap:

Kênia Lasmar de Moura
kenialasmartevap2

A Ama Pangéia comprou os materiais para construção das fossas e já está distribuindo para as famílias que terão gastos apenas com mão de obra. A EMATER-MG irá acompanhar o trabalho para garantir que tudo seja construído da forma correta para melhor aproveitamento do projeto.

A comunidade que tiver interesse no Dia de Campo para entender melhor o funcionamento do TEvap pode agendar uma data no escritório da EMATER-MG de Pará de Minas. O telefone é o (37) 3232-2410.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!