Projeto Coral do Sopro proporciona arte e qualidade de vida aos pacientes com problemas pulmonares


A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Comunicação Institucional, Esporte, Lazer e Turismo, executam em Pará de Minas o projeto Coral do Sopro.

A proposta começou com o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), que atende a pacientes que precisam ser submetidos a tratamentos de saúde com oxigênio. Essas pessoas têm dificuldades para respirar e não saem de casa.


Os profissionais envolvidos na rede de assistência pensaram em uma forma de inserir essas pacientes na sociedade através da arte. Por isso foi montado um cronograma de aulas de canto junto a Escola Municipal de Música Geraldo Martins Ferreira.


A Secretaria Municipal de Saúde fornece os balões de oxigênio e o transporte para cada paciente participar das aulas. O projeto é acompanhado de perto por uma fisioterapeuta, que dá orientações sobre como melhorar a respiração.

Marisa Araújo Batista, uma das participantes do Coral do Sopro, destaca os ganhos conquistados com as aulas. Ela conta que aprendeu a respirar melhor, fez novas amizades e agora está se sentindo útil para a sociedade:


Marisa Araújo Batista
coraldosopromarisaaraujo

De acordo com assistente social Carolina Lima, coordenadora de Assistência a Saúde, a proposta surgiu após a participação dos profissionais em várias capacitações sobre atenção domiciliar e oxigenoterapia:


Carolina Lima
coraldosoprocarolinalima

A enfermeira Elisiane Marques Faria, responsável pelo SAD, conta que as participantes ganharam qualidade de vida. Ela aproveita para convidar toda a população para a coroação do projeto no dia 27 de setembro:


Elisiane Marques Faria
coraldosoproelisianemarquesfaria

Paulo Duarte, secretário municipal de Cultura, Comunicação Institucional e Saúde, destacou o grande avanço que houve com os trabalhos em parceria das duas pastas. Os benefícios estão sendo colhidos pelas participantes do projeto:


Paulo Duarte
coraldosopropauloduarte

O projeto Coral do Sopro será apresentado oficialmente durante evento que acontecerá dia 27 de setembro, às 19 horas, no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida. Em novembro o trabalho também será apresentado em um grande evento nacional em São Paulo.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!