Inácio Franco e Eduardo Barbosa buscam soluções para crise no HNSC junto ao Estado e União, diz vereador


A crise financeira do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) vem se arrastando há muitos anos e chegou a um ponto delicado. A diretoria da entidade de saúde já deixou claro que os recursos estão escassos.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O provedor Osvaldo Alves Leite afirmou que o único hospital de Pará de Minas está prestes a fechar as portas se nenhuma providência for tomada pelas autoridades. O déficit cumulativo vem tornando insustentável o funcionamento do único hospital da microrregião.

A instituição com mais de cem anos de existência está com os repasses dos governos federal e estadual atrasados. O município ainda não assinou o convênio e definiu os valores dos recursos a serem repassados.

As informações foram divulgadas em uma Assembléia Geral Extraordinária realizada pela Irmandade Nossa Senhora da Conceição, entidade mantenedora do estabelecimento de saúde.

A tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) está defasada há anos e não cobre os custos que só aumentam. Os problemas só se acumulam e os médicos também sofrem com o atraso no pagamento de plantões e procedimentos.

Durante a reunião da Câmara Municipal na segunda-feira, 10 de abril, o médico e vereador Ênio Talma Ferreira de Rezende fez um pronunciamento explicando que algumas providências estão sendo tomadas.

De acordo com ele, o deputado estadual Inácio Franco (PV) se reuniu com o secretário de Estado da Saúde, Sávio Souza Cruz, em Belo Horizonte, e foram discutidas medidas para ajudar o HNSC:


Ênio Talma Ferreira de Rezende
hnsceniotalmaferreiraderezende1

O vereador voltou a pontuar o problema gerado pelos municípios vizinhos que encaminha pacientes do SUS para Pará de Minas e não ajudam com nenhum recurso financeiro. Ele acredita que essa situação deveria ser revista:

Ênio Talma Ferreira de Rezende
hnsceniotalmaferreiraderezende2

O deputado federal Eduardo Barbosa (PSDB) também está participando de uma negociação com a direção da Caixa Econômica Federal em Divinópolis e em Brasília para rever
a dívida do HNSC com a instituição financeira:

Ênio Talma Ferreira de Rezende
hnsceniotalmaferreiraderezende3

A reportagem do Portal GRNEWS entrou em contato com as assessorias do deputado estadual Inácio Franco e do deputado federal Eduardo Barbosa, que ainda não se manifestaram sobre as tratativas dos parlamentares em busca de soluções para os problemas financeiros do Hospital Nossa Senhora da Conceição.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!