Pará de Minas é o município do Centro-Oeste com maior número de casos de Dengue em 2021

Os números referentes aos casos de Dengue em Minas Gerais continuam subindo. É o que mostra novo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). O Portal GRNEWS teve acesso aos dados revelando que desde o início de 2021 foram registrados 5.281 casos prováveis da doença no estado. Até agora, 1.201 casos e um óbito foram confirmados e outra morte está em investigação.

As outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti também tiveram crescente no número de casos. São 1.112 casos prováveis de Febre Chikungunya e 188 confirmados. Em relação ao Zika vírus, são 66 casos prováveis e três confirmações desde o início do ano.

Por enquanto, segundo a SES-MG, a macrorregião Oeste, a qual Pará de Minas está inserida, está com incidência média da doença, porém as próximas semanas serão decisivas, já que o período com chuvas rápidas e sol, é propício para proliferação do mosquito.

Pará de Minas continua com grande número de casos, especialmente se comparado a outros municípios do mesmo porte. Desde o início do ano foram registrados 92 casos prováveis da doença.

Itaúna, também na região Centro-Oeste mineira, tem quatro casos registrados; Divinópolis com o dobro de moradores que Pará de Minas tem 51 casos.

O número preocupa o poder público, mas deveria ser um alerta especialmente para a população, afinal, a maioria dos focos de Aedes aegypti é encontrado dentro das casas. Seja no ralinho do banheiro pouco utilizado, nos pratinhos das plantas, nos vasilhames e outros materiais inservíveis que ficam jogados no quintal e acumulando água.

O poder público municipal precisa agir, com conscientização e aumentando o número de mutirões e consequentemente fiscalizações, mas cada paraminense deve lutar pela saúde no município, cuidando da própria casa.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!