Telenovelas e craques do futebol moldam a popularidade dos nomes no Brasil
Uma ferramenta interativa recém-lançada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Nomes no Brasil, revelou, nesta semana, um panorama detalhado sobre a evolução dos nomes mais populares no país a cada década. O instituto ressalta que a televisão e o esporte mais popular do país, o futebol, são os principais fatores que ditam as “modas” de nomes no registro civil brasileiro.
O fenômeno das “Helenas” na teledramaturgia
O site do IBGE apresenta uma seção de curiosidades que ilustra a forte influência da teledramaturgia. O nome Helena, por exemplo, que foi recorrentemente utilizado como nome das personagens principais nas novelas do autor Manoel Carlos, tem 366 mil ocorrências no Brasil. O levantamento indica um crescimento notável na popularidade do nome a partir do período de 2000-2009.
O IBGE explica a origem: “Atualmente, a Grécia é também chamada de República Helênica, uma vez que os cidadãos gregos se identificavam por ‘helenos’. O termo ainda derivou a expressão ‘cultura helênica’, referente a um período de grande influência da civilização grega antiga. No Brasil, Helena ficou conhecida por ser o nome das protagonistas das novelas escritas pelo autor Manoel Carlos”.
Craques nos registros de nascimento
O impacto do futebol no registro de nomes de bebês é igualmente significativo. O levantamento mostra picos de popularidade de nomes de jogadores de destaque:
Rivelino, ídolo da Seleção Brasileira campeã em 1970, teve 69% dos registros de seu nome concentrados naquela década.
Romário viu 69% dos registros de seu nome ocorrerem na década de 1990, período de seu auge.
O nome Neymar começou a se tornar popular a partir da década de 2010.
A ferramenta Nomes no Brasil
A plataforma do IBGE, que reflete a população brasileira na data de referência do Censo 2022 (1º de agosto de 2022), é interativa e permite aos usuários consultar a frequência de ocorrência, a idade mediana, a concentração geográfica e o período de nascimento de pessoas com nomes e sobrenomes específicos.
Além disso, a página oferece informações sobre a origem dos nomes e sobrenomes e um ranking dos mais comuns a cada década, além de um mapa que mostra os nomes mais populares em diferentes países. Com informações da Agência Brasil

