Tempo frio provoca redução nas doações de sangue nos hemocentros

banco_de_sangue_hnsc40215
A queda na temperatura faz aumentar os problemas de saúde e muitas pessoas precisam procurar atendimento médico por causa de gripes, resfriados, doenças respiratórias, entre outras.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O tempo frio também provoca queda considerável nas doações de sangue. Isso ocorre, justamente, porque muitas pessoas acabam contraindo a gripe ou outras doenças respiratórias e ficam impedidas de colaborar.

De acordo com a Portaria 2.712 de 12/11/2013 e a RDC 51, do Ministério da Saúde, estão aptos a doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 69 anos. A idade máxima para a primeira doação é até 60 anos.

Já os adolescentes com 16 e 17 anos somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização por escrito, com firma reconhecida em cartório.

O modelo de autorização está disponível no site da Fundação Hemominas. Todos os candidatos devem pesar acima de 50 quilos; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e não ter tido hepatite após os 11 anos de idade.

Na semana da doação não pode estar tossindo, com ferimentos pelo corpo. Outra exigência é não ter permanecido ou visitado regiões brasileiras endêmicas para Doença de Chagas.

fabiola_nogueira270616
Fabíola Nogueira, responsável pelo Banco de Sangue do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), informa que apesar na queda nas doações, os estoques estão atendendo a demanda apesar da redução no volume de bolsas de sangue:

Fabíola Nogueira
dsfrfabiolanogueira1

Apesar das dificuldades para manter o estoque de bolsas de sangue, ela afirma que os paraminenses são muito solidários com os pacientes que necessitam das transfusões de sangue. Segundo ela, existem os doadores que sempre participam deste ato de amor ao próximo:

Fabíola Nogueira
dsfrfabiolanogueira2

A cada quinze dias um ônibus sai da porta do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Centro de Pará de Minas, e segue para o Hemominas, em Divinópolis. O telefone para outras informações é o (37) 3233-5461.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!