Comitê libera venda de bebida alcoólica, prática de esporte coletivo e restringe acesso a supermercados; veja as mudanças

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

O Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde da COVID-19 de Pará de Minas, formado por representantes de vários setores, se reuniu novamente na tarde desta quinta-feira, 10 de junho, para definir um novo decreto com restrições ou flexibilizações em Pará de Minas. Novamente o Portal GRNEWS acompanhou o encontro virtual.


Como em outras reuniões, o prefeito Elias Diniz (PSD) apresentou um panorama da situação atual no município. Segundo ele, apenas proibindo a venda de bebidas alcoólicas, houve redução significativa no número de casos de paraminenses infectados com a doença.

O Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) ainda está em situação preocupante, com ocupação de 100% na UTI. Já o Hospital Municipal Padre Libério (HMPL) está com 50% de ocupação.

Ele também falou durante a reunião do Comitê sobre a manifestação de um vereador de Divinópolis, que criticou a venda de bebidas alcoólicas em Pará de Minas e os paraminenses vão até a cidade dele frequentar bares e restaurantes, disse que “o prefeito não se omite, nem se esquiva de responsabilidades, estando sempre na linha de frente”. Aproveitou ainda para convidar o vereador para conhecer as ações feitas em Pará de Minas para que sejam “copiadas em Divinópolis”.

Após analisarem toda a situação, os membros discutiram medidas de flexibilização e mudanças serão feitas a partir do novo decreto.

Supermercados, hipermercados, padarias, pet shop e demais estabelecimentos que comercializam alimentos poderão funcionar de segunda-feira a sábado, de 7 às 21 horas, e aos domingos e feriados de 7 às 18 horas. No shopping, o horário não será alterado. Outra mudança é que só serão permitidas duas pessoas da família durante as compras, para evitar aglomerações desnecessárias. Os clientes e colaboradores também deverão ter a temperatura medida ao entrar no estabelecimento.

Academias podem ser mantidas abertas e o novo decreto permite a prática de esportes coletivos.

Bares, restaurantes e lanchonetes podem ficar abertos até as 23h. Food trucks e trailers que funcionam em espaços públicos, podem funcionar até as 21 horas e o delivery está proibido após este horário.

No sábado, 12 de junho, data que se comemora o Dia do Namorados, os bares e restaurantes podem funcionar até 1 hora de domingo (13).

Outra mudança com o novo decreto é que bebidas alcoólicas podem ser vendidas em qualquer estabelecimento comercial de Pará de Minas a partir de sexta-feira, 11 de junho.

Foi cogitada a possibilidade de abertura dos clubes sociais, mas o Comitê decidiu flexibilizar aos poucos para evitar aumento de casos rapidamente.

O Decreto Municipal nº11.592 tem vigência até 21 de junho de 2021.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!